quinta-feira, 11 de abril de 2013

"Meu deus mas que cidade linda" "Nesse país lugar melhor não há !"

Venho aqui hoje para pagar um pau gratuito pra Brasilia , como eu faço de vez em quando , e como não poderia deixar de ser agora , nesse momento tão lindo pra cidade que vai ser/ é o filme Faroeste Caboclo ! Do qual pudemos sentir o cheirinho uma vez ou outra participando de figurante em alguma cena , conhecendo alguém que o fez , se deparando com algumas gravações por Brasilia , ou pelo menos ouvindo falar . Mais recentemente pudemos sentir o gostinho , pelo trailer que acabou de sair ((:



" Fez amigos, frequentava a Asa Norte
E ia pra festa de rock, pra se libertar .."

Além de uma música gigante que as pessoas gostam de provar que sabem cantar inteira em qualquer rodinha onde compareça um violão , Faroeste Caboclo é , para os brasilienses , mais do que isso .  É o reconhecimento pela música de coisas que conhecemos , cantadas por alguém que caminhou pelas mesmas quadras , viveu na mesma cidade , fez e aconteceu nos mesmos cenários familiarem a nós .
Em seus 50 anos Brasilia já formou vários músicos e bandas , dentre elas podemos citar as bandas de rock típicas que comumente nos lembramos : (já tendo citado Legião) temos Os Paralamas , Plebe Rude , Capital Inicial e Raimundos ..


"Viver não vale nada se eu não me expressar
Seja certo ou errado, de cara ou chapadoQuem é calango do cerrado nunca vai mudarJá bolou, acendeu, virou fumaça, subiu pra cuca Não tem flagrante não, não tem flagrante não .."


Esse é o Raimundos , malucos de Brasilia !! Bom , isso até o Rodolfo ser advertido pelo próprio capeta sobre sua alma já estar encomendada para o inferno e ele se converter fervorosamente a igreja Bola de Neve Church para se redimir ..

E o que dizer da letra de "Brasilia" dos Paralamas ? A alusão clara de uma sensação que (se não todos , a maioria de nós) sentimos pelo menos alguma vez em Brasilia .. tem a ver com um vazio , muitas vezes preenchido por infinitos conhecidos , e que conhecem uns aos outros (formando a rede gigantesca de conhecidos em Brasilia) ; um bocado de máscaras , friezas e falsidades de vez em quando .. Herança antiga talvez , feita de gente vinda de todos os lugares , de todos os jeitos , gente que não se conhece , gente que acabou de mudar , algumas gentes ricas , muito ricas ; não se dá bom dia na rua , não se olha nos olhos .




"Se encontraram então no parque da cidadeA Mônica de moto e o Eduardo de cameloEla falava coisas sobre o Planalto Central,
Também magia e meditação.E o Eduardo ainda estava no esquema 

"escola-cinema-clube-televisão"..

"Johny estava com um sorriso estranho, 
quando marcou um super pega no fim-de-semana,
Não vai ser no casebre, nem no lago norte, nem na UNB
As máquinas prontas, um ronco de motor
a cidade inteira se movimentou,
e Johny disse:-eu vou pra curva do diabo, sobradinho e vocês?"




Provavelmente o prêmio de mais evocações de Brasilia vai paraaa : Renato Russo ! Como não se teletransportar pros lugares citados em Eduardo e Mônica , Dezesseis e outras ? Sinestesia involuntária .. E aí pode-se fazer um paralelelo engraçado que algumas pessoas poderiam chamar de "coincidência" ou "acaso" (acaso? blé!) de uma ~lenda urbana~ que eu confirmei esses dias lendo numa reportagem , resumida nos dois parágrafos a seguir:

"Quando deixou Brasília, por volta de 1977, o jovem Herbert nem sonhava que dentro de cinco anos estaria pilotando um dos mais sólidos grupos de rock brasileiro. Os Paralamas nasceram em 1981, no Rio de Janeiro, de uma vontade louca de Herbert Vianna e Bi Ribeiro fazerem um som como alguns amigos de Brasília já estavam aprontando. Ambos eram amigos há anos. Bi, filho de diplomata, e Herbert, filho de militar, eram produtos genuínos da Brasília dos anos 70. Andavam juntos pelas superquadras da Asa Sul como todo moleque crescido entre os pilotis dos blocos brasilienses. Aquela mistura curiosa de tédio e tesão, comuns a uma geração inteira que não tinha muito o que fazer na cidade e que rendeu alguns clássicos do rock brasileiro. 

Nessa época, alguns amigos também circulavam na turma – Dinho Ouro Preto e Dado Villa Lobos. “O Renato Russo a gente conhecia meio de vista, um amigo em comum falava sobre ele, que era um cara muito estranho, que não saía de casa”, recordava-se Herbert, em entrevista ao jornalista Antonio Carlos Miguel, há exatamente dez anos. Foi Herbert quem mostrou a Renato a primeira guitarra elétrica. “Fui lá na casa dele, mostrar uma Fender que eu tinha ganho do meu pai”, comentou há quatro anos, numa entrevista. Uma guitarra preta. Herbert tinha 15 anos. O pai, Hermano, havia trazido a Fender de uma viagem aos Estados Unidos. Para quem não sabe, nesta época, a paixão pela guitarra só tinha paralelo ao amor pelo skate. Herbert foi campeão de free style."



* Além dessa reportagem , li outra que faz uma boa relação de "músicas barulhentas que homenageiam Brasilia" . LINDA , toda baseada em rocks genuinamente brasilienses . Vale a pena conferir aqui , no Esfolando .

Pra finalizar essa ode musical à Brasilia , tenho que citar "Te amo Brasilia" Do Alceu , só pra não dizer que não falei ! (: ♥ E tem "Presente de um beija flor" da banda Natiruts , também conterrâneos nossos (: Essa é pessoalmente familiar , o batido trecho "fim de ano vou me embora de Brasilia que é pra eu ver o mar , mas diz pra mãe lá pro final de fevereiro é que eu vou voltar !" bate exatamente com a situação de eu ter saído do litoral e ir visitá-lo nas férias escolares , que terminam em fevereiro ; e acaba enfatizando aquele velho conhecido nosso , o céu incrível de Brasilia !


A primeira vez que vim a Brasilia era natal , eu era criança e fiquei impressionada com as luzes da rodoviária e de todo o eixo monumental ! Assim como o Santo Cristo na sua primeira vez .. (:
Falando nisso , e aquela fumaça que sai de traz dos bambuzais da UnB , será que ela me faz bem ou será que me faz mal ? AHUHAUHUA

Tenho que incluir aqui , antes de terminar , um videozinho que me deixa muito confortável com a história e os cenários do curta . É ele o "A arte de andar pelas ruas de Brasilia" . Quem estudou em escola pública por aqui , vai se identificar ! (o fato de ter duas melhores amigas me diz respeito pessoalmente) .



O importante nisso tudo e , para mim , o fator de felicidade extrema , é que essas coisas , em especial , o filme Faroeste Caboclo deve ser/ é a primeira ponta do despontar cinematográfico no cenário brasiliense , e isso me (nos!) encanta . Digo e repito , Brasilia é uma cidade maravilhosa , encantadora ! Eu diria que basta caminhar a pé pelas quadras , são muitas pra escolher (e muitas árvores entre elas ♥) mas não , é preciso viver um pouco disso aqui , saber o cheiro do mato , decorar o ninho daquele joão de barro , sentir o ar ficando seco , ter lembranças boas em várias delas , descido na parada errada em outras tantas .. Aí você terá conhecido Brasilia .

O Legal mais legal ainda que pode/ vai advir das entranhas sociais de Brasilia são as figuras que vão crescer e acontecer . Penso nisso com carinho , sabendo que vários amigos ou conhecidos se tornarão os próximos Renatos , Herberts , Rodolfos hahaha e vários artistas , ativistas e políticos influentes do futuro também (: Não irei citar agora mas ó , já é uma idéia pra um próximo post ! Artistas ótimos que andam brotando por Brasilia , hmm ..

Tomara que o filme saia no Cine Drive in heim ! OBRIGATÓRIO !


Foto por Marcus Vieira , um dos meus fotógrafos brasilienses favoritos (:



VIVA BRASILIA !

3 comentários:

  1. Olá, me chamo Gabriela. Vocês saberiam me informar quem tirou aquela foto aérea do parque da cidade? Gostaria de confirmar meu palpite. Se parece muito com a que meu colega tirou.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriela , o nome do fotógrafo é Flavio Cruvinel . É ele o seu colega ? (:

    ResponderExcluir
  3. Não... não é kkk Mas impressionante como eles escolheram o mesmo enquadramento!!
    Obrigada pela resposta (:

    Abs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...