sábado, 27 de abril de 2013

Cristais : energização e programação .



            O universo é formado por energia . Mas , além das conhecidas forças físicas , há ainda um outro tipo de energia , a sutil , que nos envolve e permeia todas as coisas . É a Força Vital – que os indianos chamam de prana e os chineses , de ch’i – que nos liga a todos os seres , incluindo plantas e minerais , energeticamente . Os cristais contêm o registro mais puro dessa energia . Têm uma estrutura molecular ordenada que lhes garante uma vibração constante . Também amplificam a energia sutil , podendo assim serem usados para várias finalidades .

            Não seria exagero dizer que os cristais são “inteligentes” . Eles podem ser “programados” para ampliar determinado tipo de energia sutil que nos falta , para equilibrar e harmonizar um ambiente e até para melhorar nossa saúde . Temos apenas de saber usá-los adequadamente .

Utilização

            Devido à sua composição e estrutura ordenada , os cristais são utilizados como concentradores de energia nos lasers , em componentes de aparelhos eletrônicos , nas lentes ópticas de equipamentos de precisão , em chips de computadores ..


            Costumam ser usados também para meditação , para cura , para restabelecer o equilíbrio dos centros de energia do nosso corpo , os chakras , ou para energizar um ambiente . Pendurar um cristal de quartzo transparente em alguma entrada da casa , como porta ou janela , faz , por exemplo , com que haja movimento e renovação da energia ch’i , permitindo o estabelecimento da harmonia e do bem-estar . Assim nos ensinam os mestres do Feng Shui .

            Nosso pensamento também é energia . Um cristal pode ser “programado” com a energia da nossa mente e ser usado , juntamente com técnicas de visualização criativa , para transformar e melhorar a nossa saúde e a nossa vida .

História

Os cristais sempre foram usados pelos povos antigos como amuletos , por causa de suas propriedades especiais . Acreditava-se que trariam boa sorte , proteção contra perigos , expansão de poderes sagrados e curativos . Junto ao corpo sua energia os favorecia .

            Na Bíblia (Êxodo) , está dito que o Senhor designou que Aaron fosse o sumo sacerdote de Israel e que em seu peitoral fossem colocadas 12 pedras , em quatro fileiras : a primeira com cromalina , topázio , esmeralda ; a segunda com granada , safira , ônix ; a terceira com jacinto , ágata , ametista ; a quarta com crisólita , berilo e jaspe . Essas 12 pedras correspondiam às 12 tribos de Israel . No livro de Apocalipse , essas 12 pedras aparecem como os alicerces da cidade de Jerusalém .

            Xamãs e curandeiros , responsáveis pela saúde da tribo , utilizavam o cristal para ampliar o seu poder sagrado e curar . Num altar de um xamã do Peru , destinado à cura  , há três partes : uma relacionada com magia negra , com tudo o que é negativo , para proteção dos rituais ; outra ligada ao divino e à justiça ; e a central , a área de equilíbrio , neutra , onde há um cristal e é praticado o ritual da cura . A integração dos pólos positivo e negativo resulta em um equilíbrio perfeito . No altar estão representadas as forças entre o bem e o mal . O xamã tem o domínio de ambas e promove o equilíbrio entre elas . Nessa oposição equilibrada , a cura se realiza .

            Na China antiga , sacerdotes taoístas realizavam rituais de iniciação em cavernas com cristais . No Egito , para que uma pessoa se livrasse de uma doença , em seu pescoço se amarrava com um lenço porções de lápis-lázuli , malaquita e jaspe vermelho . Com o lápis-lázuli , os egípcios faziam também um escaravelho , um poderoso amuleto de proteção .

            Na Ilha de Páscoa , no meio do Oceano Pacífico , estátuas gigantescas eram esculpidas pelos nativos . Até hoje é um mistério como elas foram transportadas até o outro lado da ilha , já que pesavam toneladas . Os pascuenses , no entanto , explicam de uma maneira muito simples : após as estátuas serem levantadas no lugar onde eram esculpidas , esperava-se o momento certo para que seus olhos fossem colocados . Esses olhos eram feitos com coral , e com a pedra obsidiana , negra , brilhante . A partir do momento em que esses olhos , com essa pedra , eram colocados nas estátuas , elas recebiam o mana , a força divina que as fazia andar . Elas , então , podiam locomover-se pela Ilha , até o lugar que deveriam ocupar .

·        Hoje em dia já se sabe que foram os alienígenas os autores das tais esculturas de ilha .

O que são cristais

            Todas as formações sólidas da crosta terrestre são chamadas de pedras . Cristais são tipos específicos de pedras : têm uma estrutura tão perfeita que cada camada formada sobre a base original tem exatamente a mesma composição e o mesmo tipo de agrupamento de moléculas . São idênticas e se repetem de uma maneira regular . É como se a primeira camada , a original , fornecesse um código para que as outras fossem se formando exatamente iguais .

            A maioria dos cristais se forma a partir do magma , que vem do centro da Terra e alcança as camadas da crosta , derretendo-as , esfriando e se solidificando . Podem se formar também a partir de soluções líquidas de água e areia , que , em condições ideais de tempo , temperatura e componentes , cresce em veios ou geodos perto da superfície da terra .

            É necessário conhecer as propriedades do cristal , pois cada um deles apresenta determinada propriedade energética sutil e vibracional .

Forma

            Os cristais podem também ser classificados de acordo com a sua forma externa :
·        O quartzo com terminação única , tem seis lados e termina com uma ponta . Quando o cristal possui uma base é um cristal gerador de energia cósmica , utilizado para concentração e para direcionar a energia curadora de um chakra pra outro .
·        O quartzo com terminação dupla , com duas pontas , possui energia dos opostos , yin (feminino) yang (masculino) . Essas extremidades são ao mesmo tempo receptores e transmissores de energia . Esse tipo de quartzo é usado para atuar simultaneamente entre dois pontos , como duas pessoas ou dois chakras . Na meditação simboliza o equilíbrio do espírito com a matéria .
·        Os tubulares são colunas achatadas , podem ter terminações únicas ou duplas , ou fazer parte de um agrupamento . São bastante utilizados em comunicação e cura telepática .
·        Agrupamentos são dois ou mais cristais de quartzo , que dividem a mesma base . Emitem vibrações intensificadas de cura . Podem ser usados para energizar e purificar ambientes . Colocando um cristal menor sobre esse agrupamento de cristal de quartzo , é possível fazer a limpeza assim como recarrega-lo de energia .

Escolha

      Você pode escolher o cristal de acordo com a sua intuição e o que ela lhe revela . Diz-se que não é você quem escolhe o cristal . Você é escolhido por ele .
·        Você pode se sentir atraído por um determinado cristal simplesmente ao olhar para ele . Escolha-o .
·        Uma outra maneira de escolher um cristal é colocar a mão em cima dele e sentir a força magnética que os une .
·        Você também escolhe um cristal de acordo com um objetivo : se for para meditação , por exemplo , escolha o quartzo transparente ; para cura , prefira as pedras coloridas , de acordo com o chakra a ser trabalhado , etc .
·        Cristais grandes servem mais para meditação , e os pequenos , para serem usados no corpo .
Obs.: não use cristais sintéticos (feitos em laboratótio) . Eles não têm a energia da terra , não possuem vibrações . São apenas vidro ou resina plástica .

Limpeza

      Os cristais armazenam informações energéticas a partir das pessoas que os programam ou tocam , ou a partir do meio ambiente . Por isso é importante limpá-los , principalmente após terem sido utilizados .
·        Coloque-os sob água corrente , durante alguns minutos .

·        Soprando você usa a energia da força vital , o prana (para os hindus) , o mana (para os povos da Polinésia) , ch’i (para os chineses) , ou ki (para os japoneses) .

Prana é uma palavra que vem do sânscrito : pra= para fora , an= respirar , viver . É a energia responsável pela vida . A respiração carrega essa energia vital e com ela podemos limpar o cristal com o sopro . Segure o seu cristal à sua frente e sopre , mentalizando uma luz branca ou lilás percorrendo o cristal e limpando-o .

·        Mergulhe-o numa solução de água e sal grosso , num recipiente que não seja de alumínio , por 24 horas .
·        Enterre-o em sal marinho por 7 dias .
·        Deixe-o sob chuva .
·        Defume-o usando plantas secas ou incensos de alecrim .

Durante todo ritual de limpeza , é importante visualizar uma luz branca que invade o cristal e o limpa . Se a limpeza for de um cristal transparente , mantenha sua ponta para baixo . Você deve participar ativamente desse processo de limpeza usando seu pensamento e força positiva : imagine a transformação da energia que está em desequilíbrio para uma energia produtiva . Nunca imagine o que está mal e sempre visualiza o resultado final : seu cristal está limpo , purificado .

Energização

            Após a limpeza é necessário energizar os cristais , ative-los e carrega-los exatamente como se faz com uma bateria .
·        Coloque-o ao sol , em cima de um pano branco .
·        Coloque-o sob uma pirâmide .
·        Deixe-o durante algum tempo em locais sagrados como altares feitos com esse objeto .
Ao final deve-se visualizar o cristal como cheio de luz , de força vital .

Programação

            Devido à estrutura física dos cristais e de suas propriedades , é possível a eles captar , armazenar , processar e transmitir informações . Por isso , eles podem – e devem – ser programados com determinadas informações para que possam reproduzi-las no processo de trabalho com meditação , cura ou transformação de energia , e ainda para equilibrar os chakras , para colocar na sua mesa de trabalho , ao lado da sua cama , num lugar de oração , junto ao seu corpo , no bolso (envolto num tecido macio branco) , ou num adorno como colar com pendente . No pendente , ele deve ficar livre , somente seguro por um dos lados , e não envolvido no metal .
            É importante que , antes de programar o seu cristal , você saiba que é o objetivo , a sua intenção com aquele cristal . Utilize sempre o mesmo cristal para determinada finalidade . Contudo , o principal é o seu relacionamento com ele . É necessário que você consiga se concentrar e estabelecer um vínculo como se ele fosse uma extensão da sua mente , corpo e eespírito .
            Um cristal tem a capacidade de armazenar informações simbólicas e ampliá-las . Assim , podemos coloca-los sobre um símbolo , sobre uma frase ou um número escrito num papel , para ampliar o efeito positivo dele .

Meditação


            Como são potentes canalizadores de energia , os cristais ajudam a relaxar mais rapidamente , concentrando a atenção . Por isso são muito úteis na meditação . Facilitam a abertura do canal de comunicação com o chamado Eu superior .
            O cristal escolhido para a meditação deve ser usado sempre com esse objetivo e não deve ser compartilhado com outras pessoas . A ametista e o cristal transparente são ideais para essa prática . A ametista acalma , cria um estado de espiritualidade , possibilita a passagem para estágios superiores da consciência . O cristal representa clareza da mente .
·        Fique sentado , numa posição confortável , num lugar com boa ventilação . Vista-se de maneira confortável . Nesse momento , você não deve ter preocupações com horários ou compromissos . Você pode usar incensos que o tranquilizem e ajudem a regular sua respiração , tal como o incenso de lavanda ou cedro . Sons da natureza , música suave ou específica para meditação podem ser usadas .
·        Escolha um cristal limpo e energizado , coloque-o à sua frente ; ou escolha três cristais similares (pode ser quartzo transparente) e posicione-os como um triângulo , no chão , formando um campo de energia . Sente-se dentro desse triângulo .
·        Olhe fixo para o cristal . Respire devagar e profundamente . Feche os olhos e mantenha o cristal em sua mente . Não tenha expectativas , nem faça julgamentos , abra a sua mente para a Força Vital Universal .
·        Comece observando a sua respiração . Quando você consegue se concentrar apenas na sua respiração , sente uma grande “integração” . Está abrindo sua mente para novos níveis de consciência .
·        Você pode também manter um cristal em suas mãos , abertas como concha ; a mão esquerda sob a mão direita . Sinta , então , a energia da pedra . Sintonize-se com ela .
·        Trabalhe uma respiração , respire com o cristal . Sinta-se como uma unidade em perfeita harmonia , você e o cristal .
·        Mantenha-se assim durante 5 a 10 minutos .
·        Para terminar , respire profundamente , abra os olhos , volte a focalizar o cristal .
·        “Aterre” : tome um copo de água , ou movimente os pés e corpo .

Visualização

            O Pensamento e a idéia também são formas de energia . Criamos imagens mentais que vêm sempre antes de acontecimentos se concretizarem . Toda e qualquer imagem mental provoca alterações em nosso organismo. A simples lembrança de uma imagem pode provocar medo , tristeza , euforia , ansiedade .. alterar a frequência cardíaca e a respiratória , gerar alterações bioquímicas e fisiológicas . Essa mudança fisiológica acarreta transformações nos estados mental e emocional . Por isso podemos – e devemos – usar as imagens mentais , de maneira consciente , a nosso favor , para trazer para mais perto de nós o que desejamos , para recuperarmos energia e afastarmos o medo , para provocar mudanças em nós e em nossa vida .
·        Escolha o cristal adequado para a visualização .
·       Olhe-o fixamente durante alguns minutos e relaxe corpo e mente , como na meditação . Preste atenção somente na sua respiração . Sinta que você faz parte de um todo que é o Universo .
·        Feche os olhos e então visualize uma luz intensa que une você ao seu cristal . Você fez uma ponte que intensifica a energia da visualização .
·        Agora , visualize o que deseja . Use todos os sentidos : sinta o cheiro , veja a cor , toque , sinta o gosto , ouça o som . Imagine a emoção , os sentimentos . Tenha uma relação quase real com suas imagens .
·         Use afirmações positivas , em voz alta ou não , frases curtas e simples , sempre no presente , como se já realmente existisse o que deseja .
·        Para encerrar , respire profundamente , abra os olhos , volte a focalizar o cristal .
·        “Aterre” .

3 comentários:

  1. Olá, sou eu de novo o anônimo dos outros dois comentários ( Sistema Eleitoral Brasileiro; 51 sintomas de ascensão; ainda aguardando sua resposta) Obrigada pelas dicas sobre os cristais, tenho sentido os meus sem vida e notei um tom amarelado. Resolvi fazer a purificação e a mudança da energia foi perceptível.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada você por ler e comentar ! (: Por esses e outros motivos de vez em quando devemos deixar os cristais na agua , e nunca usar cristais de outras pessoas (nem tocar!)

    ResponderExcluir
  3. Muito instrutivo e esclarecedor. Já tive muitos cristais e eles foram sumindo com o Tempo, alguns outros eu fui dando de presente. E atualmente tenho um quartzo citrino e um olho de tigre e gosto muito de cuidar bem deles, seguindo dicas parecidas com as que você descreve no texto. E sim. Os cristais têm Vida e têm muito o que nos ensinar, sim. :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...