sábado, 27 de abril de 2013

Cristais : energização e programação .



            O universo é formado por energia . Mas , além das conhecidas forças físicas , há ainda um outro tipo de energia , a sutil , que nos envolve e permeia todas as coisas . É a Força Vital – que os indianos chamam de prana e os chineses , de ch’i – que nos liga a todos os seres , incluindo plantas e minerais , energeticamente . Os cristais contêm o registro mais puro dessa energia . Têm uma estrutura molecular ordenada que lhes garante uma vibração constante . Também amplificam a energia sutil , podendo assim serem usados para várias finalidades .

            Não seria exagero dizer que os cristais são “inteligentes” . Eles podem ser “programados” para ampliar determinado tipo de energia sutil que nos falta , para equilibrar e harmonizar um ambiente e até para melhorar nossa saúde . Temos apenas de saber usá-los adequadamente .

Utilização

            Devido à sua composição e estrutura ordenada , os cristais são utilizados como concentradores de energia nos lasers , em componentes de aparelhos eletrônicos , nas lentes ópticas de equipamentos de precisão , em chips de computadores ..


            Costumam ser usados também para meditação , para cura , para restabelecer o equilíbrio dos centros de energia do nosso corpo , os chakras , ou para energizar um ambiente . Pendurar um cristal de quartzo transparente em alguma entrada da casa , como porta ou janela , faz , por exemplo , com que haja movimento e renovação da energia ch’i , permitindo o estabelecimento da harmonia e do bem-estar . Assim nos ensinam os mestres do Feng Shui .

            Nosso pensamento também é energia . Um cristal pode ser “programado” com a energia da nossa mente e ser usado , juntamente com técnicas de visualização criativa , para transformar e melhorar a nossa saúde e a nossa vida .

História

Os cristais sempre foram usados pelos povos antigos como amuletos , por causa de suas propriedades especiais . Acreditava-se que trariam boa sorte , proteção contra perigos , expansão de poderes sagrados e curativos . Junto ao corpo sua energia os favorecia .

            Na Bíblia (Êxodo) , está dito que o Senhor designou que Aaron fosse o sumo sacerdote de Israel e que em seu peitoral fossem colocadas 12 pedras , em quatro fileiras : a primeira com cromalina , topázio , esmeralda ; a segunda com granada , safira , ônix ; a terceira com jacinto , ágata , ametista ; a quarta com crisólita , berilo e jaspe . Essas 12 pedras correspondiam às 12 tribos de Israel . No livro de Apocalipse , essas 12 pedras aparecem como os alicerces da cidade de Jerusalém .

            Xamãs e curandeiros , responsáveis pela saúde da tribo , utilizavam o cristal para ampliar o seu poder sagrado e curar . Num altar de um xamã do Peru , destinado à cura  , há três partes : uma relacionada com magia negra , com tudo o que é negativo , para proteção dos rituais ; outra ligada ao divino e à justiça ; e a central , a área de equilíbrio , neutra , onde há um cristal e é praticado o ritual da cura . A integração dos pólos positivo e negativo resulta em um equilíbrio perfeito . No altar estão representadas as forças entre o bem e o mal . O xamã tem o domínio de ambas e promove o equilíbrio entre elas . Nessa oposição equilibrada , a cura se realiza .

            Na China antiga , sacerdotes taoístas realizavam rituais de iniciação em cavernas com cristais . No Egito , para que uma pessoa se livrasse de uma doença , em seu pescoço se amarrava com um lenço porções de lápis-lázuli , malaquita e jaspe vermelho . Com o lápis-lázuli , os egípcios faziam também um escaravelho , um poderoso amuleto de proteção .

            Na Ilha de Páscoa , no meio do Oceano Pacífico , estátuas gigantescas eram esculpidas pelos nativos . Até hoje é um mistério como elas foram transportadas até o outro lado da ilha , já que pesavam toneladas . Os pascuenses , no entanto , explicam de uma maneira muito simples : após as estátuas serem levantadas no lugar onde eram esculpidas , esperava-se o momento certo para que seus olhos fossem colocados . Esses olhos eram feitos com coral , e com a pedra obsidiana , negra , brilhante . A partir do momento em que esses olhos , com essa pedra , eram colocados nas estátuas , elas recebiam o mana , a força divina que as fazia andar . Elas , então , podiam locomover-se pela Ilha , até o lugar que deveriam ocupar .

·        Hoje em dia já se sabe que foram os alienígenas os autores das tais esculturas de ilha .

O que são cristais

            Todas as formações sólidas da crosta terrestre são chamadas de pedras . Cristais são tipos específicos de pedras : têm uma estrutura tão perfeita que cada camada formada sobre a base original tem exatamente a mesma composição e o mesmo tipo de agrupamento de moléculas . São idênticas e se repetem de uma maneira regular . É como se a primeira camada , a original , fornecesse um código para que as outras fossem se formando exatamente iguais .

            A maioria dos cristais se forma a partir do magma , que vem do centro da Terra e alcança as camadas da crosta , derretendo-as , esfriando e se solidificando . Podem se formar também a partir de soluções líquidas de água e areia , que , em condições ideais de tempo , temperatura e componentes , cresce em veios ou geodos perto da superfície da terra .

            É necessário conhecer as propriedades do cristal , pois cada um deles apresenta determinada propriedade energética sutil e vibracional .

Forma

            Os cristais podem também ser classificados de acordo com a sua forma externa :
·        O quartzo com terminação única , tem seis lados e termina com uma ponta . Quando o cristal possui uma base é um cristal gerador de energia cósmica , utilizado para concentração e para direcionar a energia curadora de um chakra pra outro .
·        O quartzo com terminação dupla , com duas pontas , possui energia dos opostos , yin (feminino) yang (masculino) . Essas extremidades são ao mesmo tempo receptores e transmissores de energia . Esse tipo de quartzo é usado para atuar simultaneamente entre dois pontos , como duas pessoas ou dois chakras . Na meditação simboliza o equilíbrio do espírito com a matéria .
·        Os tubulares são colunas achatadas , podem ter terminações únicas ou duplas , ou fazer parte de um agrupamento . São bastante utilizados em comunicação e cura telepática .
·        Agrupamentos são dois ou mais cristais de quartzo , que dividem a mesma base . Emitem vibrações intensificadas de cura . Podem ser usados para energizar e purificar ambientes . Colocando um cristal menor sobre esse agrupamento de cristal de quartzo , é possível fazer a limpeza assim como recarrega-lo de energia .

Escolha

      Você pode escolher o cristal de acordo com a sua intuição e o que ela lhe revela . Diz-se que não é você quem escolhe o cristal . Você é escolhido por ele .
·        Você pode se sentir atraído por um determinado cristal simplesmente ao olhar para ele . Escolha-o .
·        Uma outra maneira de escolher um cristal é colocar a mão em cima dele e sentir a força magnética que os une .
·        Você também escolhe um cristal de acordo com um objetivo : se for para meditação , por exemplo , escolha o quartzo transparente ; para cura , prefira as pedras coloridas , de acordo com o chakra a ser trabalhado , etc .
·        Cristais grandes servem mais para meditação , e os pequenos , para serem usados no corpo .
Obs.: não use cristais sintéticos (feitos em laboratótio) . Eles não têm a energia da terra , não possuem vibrações . São apenas vidro ou resina plástica .

Limpeza

      Os cristais armazenam informações energéticas a partir das pessoas que os programam ou tocam , ou a partir do meio ambiente . Por isso é importante limpá-los , principalmente após terem sido utilizados .
·        Coloque-os sob água corrente , durante alguns minutos .

·        Soprando você usa a energia da força vital , o prana (para os hindus) , o mana (para os povos da Polinésia) , ch’i (para os chineses) , ou ki (para os japoneses) .

Prana é uma palavra que vem do sânscrito : pra= para fora , an= respirar , viver . É a energia responsável pela vida . A respiração carrega essa energia vital e com ela podemos limpar o cristal com o sopro . Segure o seu cristal à sua frente e sopre , mentalizando uma luz branca ou lilás percorrendo o cristal e limpando-o .

·        Mergulhe-o numa solução de água e sal grosso , num recipiente que não seja de alumínio , por 24 horas .
·        Enterre-o em sal marinho por 7 dias .
·        Deixe-o sob chuva .
·        Defume-o usando plantas secas ou incensos de alecrim .

Durante todo ritual de limpeza , é importante visualizar uma luz branca que invade o cristal e o limpa . Se a limpeza for de um cristal transparente , mantenha sua ponta para baixo . Você deve participar ativamente desse processo de limpeza usando seu pensamento e força positiva : imagine a transformação da energia que está em desequilíbrio para uma energia produtiva . Nunca imagine o que está mal e sempre visualiza o resultado final : seu cristal está limpo , purificado .

Energização

            Após a limpeza é necessário energizar os cristais , ative-los e carrega-los exatamente como se faz com uma bateria .
·        Coloque-o ao sol , em cima de um pano branco .
·        Coloque-o sob uma pirâmide .
·        Deixe-o durante algum tempo em locais sagrados como altares feitos com esse objeto .
Ao final deve-se visualizar o cristal como cheio de luz , de força vital .

Programação

            Devido à estrutura física dos cristais e de suas propriedades , é possível a eles captar , armazenar , processar e transmitir informações . Por isso , eles podem – e devem – ser programados com determinadas informações para que possam reproduzi-las no processo de trabalho com meditação , cura ou transformação de energia , e ainda para equilibrar os chakras , para colocar na sua mesa de trabalho , ao lado da sua cama , num lugar de oração , junto ao seu corpo , no bolso (envolto num tecido macio branco) , ou num adorno como colar com pendente . No pendente , ele deve ficar livre , somente seguro por um dos lados , e não envolvido no metal .
            É importante que , antes de programar o seu cristal , você saiba que é o objetivo , a sua intenção com aquele cristal . Utilize sempre o mesmo cristal para determinada finalidade . Contudo , o principal é o seu relacionamento com ele . É necessário que você consiga se concentrar e estabelecer um vínculo como se ele fosse uma extensão da sua mente , corpo e eespírito .
            Um cristal tem a capacidade de armazenar informações simbólicas e ampliá-las . Assim , podemos coloca-los sobre um símbolo , sobre uma frase ou um número escrito num papel , para ampliar o efeito positivo dele .

Meditação


            Como são potentes canalizadores de energia , os cristais ajudam a relaxar mais rapidamente , concentrando a atenção . Por isso são muito úteis na meditação . Facilitam a abertura do canal de comunicação com o chamado Eu superior .
            O cristal escolhido para a meditação deve ser usado sempre com esse objetivo e não deve ser compartilhado com outras pessoas . A ametista e o cristal transparente são ideais para essa prática . A ametista acalma , cria um estado de espiritualidade , possibilita a passagem para estágios superiores da consciência . O cristal representa clareza da mente .
·        Fique sentado , numa posição confortável , num lugar com boa ventilação . Vista-se de maneira confortável . Nesse momento , você não deve ter preocupações com horários ou compromissos . Você pode usar incensos que o tranquilizem e ajudem a regular sua respiração , tal como o incenso de lavanda ou cedro . Sons da natureza , música suave ou específica para meditação podem ser usadas .
·        Escolha um cristal limpo e energizado , coloque-o à sua frente ; ou escolha três cristais similares (pode ser quartzo transparente) e posicione-os como um triângulo , no chão , formando um campo de energia . Sente-se dentro desse triângulo .
·        Olhe fixo para o cristal . Respire devagar e profundamente . Feche os olhos e mantenha o cristal em sua mente . Não tenha expectativas , nem faça julgamentos , abra a sua mente para a Força Vital Universal .
·        Comece observando a sua respiração . Quando você consegue se concentrar apenas na sua respiração , sente uma grande “integração” . Está abrindo sua mente para novos níveis de consciência .
·        Você pode também manter um cristal em suas mãos , abertas como concha ; a mão esquerda sob a mão direita . Sinta , então , a energia da pedra . Sintonize-se com ela .
·        Trabalhe uma respiração , respire com o cristal . Sinta-se como uma unidade em perfeita harmonia , você e o cristal .
·        Mantenha-se assim durante 5 a 10 minutos .
·        Para terminar , respire profundamente , abra os olhos , volte a focalizar o cristal .
·        “Aterre” : tome um copo de água , ou movimente os pés e corpo .

Visualização

            O Pensamento e a idéia também são formas de energia . Criamos imagens mentais que vêm sempre antes de acontecimentos se concretizarem . Toda e qualquer imagem mental provoca alterações em nosso organismo. A simples lembrança de uma imagem pode provocar medo , tristeza , euforia , ansiedade .. alterar a frequência cardíaca e a respiratória , gerar alterações bioquímicas e fisiológicas . Essa mudança fisiológica acarreta transformações nos estados mental e emocional . Por isso podemos – e devemos – usar as imagens mentais , de maneira consciente , a nosso favor , para trazer para mais perto de nós o que desejamos , para recuperarmos energia e afastarmos o medo , para provocar mudanças em nós e em nossa vida .
·        Escolha o cristal adequado para a visualização .
·       Olhe-o fixamente durante alguns minutos e relaxe corpo e mente , como na meditação . Preste atenção somente na sua respiração . Sinta que você faz parte de um todo que é o Universo .
·        Feche os olhos e então visualize uma luz intensa que une você ao seu cristal . Você fez uma ponte que intensifica a energia da visualização .
·        Agora , visualize o que deseja . Use todos os sentidos : sinta o cheiro , veja a cor , toque , sinta o gosto , ouça o som . Imagine a emoção , os sentimentos . Tenha uma relação quase real com suas imagens .
·         Use afirmações positivas , em voz alta ou não , frases curtas e simples , sempre no presente , como se já realmente existisse o que deseja .
·        Para encerrar , respire profundamente , abra os olhos , volte a focalizar o cristal .
·        “Aterre” .

terça-feira, 16 de abril de 2013

A merda e deus , sem traumas . Por Milan Kundera .

    "Quando era garoto e folheava o Antigo Testamento para crianças , ilustrado com gravuras de Gustave Doré , via nele o Bom Deus em cima de uma nuvem . Era um velho senhor , tinha olhos , um nariz , uma longa barba , e eu dizia a mim mesmo que , como tinha boca , devia comer . Se comia , devia ter intestinos . Mas essa idéia logo me assustava , por que , apesar de pertencer a uma família pouco católica , sentia o que havia de sacrilégio nessa ideia dos intestinos do Bom Deus .

    Sem o menor preparo teológico , a criança que eu era naquela época compreendia espontaneamente que existe uma incompatibilidade entre a merda e Deus , e , por dedução , percebia a fragilidade da tese fundamental da antropologia cristã , segundo a qual o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus . Das duas uma : ou o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus- e então Deus tem intestinos - ou Deus não tem intestinos e o homem não se parece com ele .
 
    Os antigos gnósticos pensavam tão claro como eu aos cinco anos . Para resolver esse maldito problema , Valentino , Grão- Mestre da Gnose do séc II , afirmava que Jesus 'comia , bebia e não defecava' .
    A merda é um problema teológico mais penoso que o mal . Deus dá liberdade ao homem e podemos admitir que ele não seja o responsável pelos crimes da humanidade . Mas a responsabilidade pela merda cabe inteiramente àquele que criou o homem , somente a ele ."


Milan Kundera , em A Insustentável Leveza do Ser .

quinta-feira, 11 de abril de 2013

"Meu deus mas que cidade linda" "Nesse país lugar melhor não há !"

Venho aqui hoje para pagar um pau gratuito pra Brasilia , como eu faço de vez em quando , e como não poderia deixar de ser agora , nesse momento tão lindo pra cidade que vai ser/ é o filme Faroeste Caboclo ! Do qual pudemos sentir o cheirinho uma vez ou outra participando de figurante em alguma cena , conhecendo alguém que o fez , se deparando com algumas gravações por Brasilia , ou pelo menos ouvindo falar . Mais recentemente pudemos sentir o gostinho , pelo trailer que acabou de sair ((:



" Fez amigos, frequentava a Asa Norte
E ia pra festa de rock, pra se libertar .."

Além de uma música gigante que as pessoas gostam de provar que sabem cantar inteira em qualquer rodinha onde compareça um violão , Faroeste Caboclo é , para os brasilienses , mais do que isso .  É o reconhecimento pela música de coisas que conhecemos , cantadas por alguém que caminhou pelas mesmas quadras , viveu na mesma cidade , fez e aconteceu nos mesmos cenários familiarem a nós .
Em seus 50 anos Brasilia já formou vários músicos e bandas , dentre elas podemos citar as bandas de rock típicas que comumente nos lembramos : (já tendo citado Legião) temos Os Paralamas , Plebe Rude , Capital Inicial e Raimundos ..


"Viver não vale nada se eu não me expressar
Seja certo ou errado, de cara ou chapadoQuem é calango do cerrado nunca vai mudarJá bolou, acendeu, virou fumaça, subiu pra cuca Não tem flagrante não, não tem flagrante não .."


Esse é o Raimundos , malucos de Brasilia !! Bom , isso até o Rodolfo ser advertido pelo próprio capeta sobre sua alma já estar encomendada para o inferno e ele se converter fervorosamente a igreja Bola de Neve Church para se redimir ..

E o que dizer da letra de "Brasilia" dos Paralamas ? A alusão clara de uma sensação que (se não todos , a maioria de nós) sentimos pelo menos alguma vez em Brasilia .. tem a ver com um vazio , muitas vezes preenchido por infinitos conhecidos , e que conhecem uns aos outros (formando a rede gigantesca de conhecidos em Brasilia) ; um bocado de máscaras , friezas e falsidades de vez em quando .. Herança antiga talvez , feita de gente vinda de todos os lugares , de todos os jeitos , gente que não se conhece , gente que acabou de mudar , algumas gentes ricas , muito ricas ; não se dá bom dia na rua , não se olha nos olhos .




"Se encontraram então no parque da cidadeA Mônica de moto e o Eduardo de cameloEla falava coisas sobre o Planalto Central,
Também magia e meditação.E o Eduardo ainda estava no esquema 

"escola-cinema-clube-televisão"..

"Johny estava com um sorriso estranho, 
quando marcou um super pega no fim-de-semana,
Não vai ser no casebre, nem no lago norte, nem na UNB
As máquinas prontas, um ronco de motor
a cidade inteira se movimentou,
e Johny disse:-eu vou pra curva do diabo, sobradinho e vocês?"




Provavelmente o prêmio de mais evocações de Brasilia vai paraaa : Renato Russo ! Como não se teletransportar pros lugares citados em Eduardo e Mônica , Dezesseis e outras ? Sinestesia involuntária .. E aí pode-se fazer um paralelelo engraçado que algumas pessoas poderiam chamar de "coincidência" ou "acaso" (acaso? blé!) de uma ~lenda urbana~ que eu confirmei esses dias lendo numa reportagem , resumida nos dois parágrafos a seguir:

"Quando deixou Brasília, por volta de 1977, o jovem Herbert nem sonhava que dentro de cinco anos estaria pilotando um dos mais sólidos grupos de rock brasileiro. Os Paralamas nasceram em 1981, no Rio de Janeiro, de uma vontade louca de Herbert Vianna e Bi Ribeiro fazerem um som como alguns amigos de Brasília já estavam aprontando. Ambos eram amigos há anos. Bi, filho de diplomata, e Herbert, filho de militar, eram produtos genuínos da Brasília dos anos 70. Andavam juntos pelas superquadras da Asa Sul como todo moleque crescido entre os pilotis dos blocos brasilienses. Aquela mistura curiosa de tédio e tesão, comuns a uma geração inteira que não tinha muito o que fazer na cidade e que rendeu alguns clássicos do rock brasileiro. 

Nessa época, alguns amigos também circulavam na turma – Dinho Ouro Preto e Dado Villa Lobos. “O Renato Russo a gente conhecia meio de vista, um amigo em comum falava sobre ele, que era um cara muito estranho, que não saía de casa”, recordava-se Herbert, em entrevista ao jornalista Antonio Carlos Miguel, há exatamente dez anos. Foi Herbert quem mostrou a Renato a primeira guitarra elétrica. “Fui lá na casa dele, mostrar uma Fender que eu tinha ganho do meu pai”, comentou há quatro anos, numa entrevista. Uma guitarra preta. Herbert tinha 15 anos. O pai, Hermano, havia trazido a Fender de uma viagem aos Estados Unidos. Para quem não sabe, nesta época, a paixão pela guitarra só tinha paralelo ao amor pelo skate. Herbert foi campeão de free style."



* Além dessa reportagem , li outra que faz uma boa relação de "músicas barulhentas que homenageiam Brasilia" . LINDA , toda baseada em rocks genuinamente brasilienses . Vale a pena conferir aqui , no Esfolando .

Pra finalizar essa ode musical à Brasilia , tenho que citar "Te amo Brasilia" Do Alceu , só pra não dizer que não falei ! (: ♥ E tem "Presente de um beija flor" da banda Natiruts , também conterrâneos nossos (: Essa é pessoalmente familiar , o batido trecho "fim de ano vou me embora de Brasilia que é pra eu ver o mar , mas diz pra mãe lá pro final de fevereiro é que eu vou voltar !" bate exatamente com a situação de eu ter saído do litoral e ir visitá-lo nas férias escolares , que terminam em fevereiro ; e acaba enfatizando aquele velho conhecido nosso , o céu incrível de Brasilia !


A primeira vez que vim a Brasilia era natal , eu era criança e fiquei impressionada com as luzes da rodoviária e de todo o eixo monumental ! Assim como o Santo Cristo na sua primeira vez .. (:
Falando nisso , e aquela fumaça que sai de traz dos bambuzais da UnB , será que ela me faz bem ou será que me faz mal ? AHUHAUHUA

Tenho que incluir aqui , antes de terminar , um videozinho que me deixa muito confortável com a história e os cenários do curta . É ele o "A arte de andar pelas ruas de Brasilia" . Quem estudou em escola pública por aqui , vai se identificar ! (o fato de ter duas melhores amigas me diz respeito pessoalmente) .



O importante nisso tudo e , para mim , o fator de felicidade extrema , é que essas coisas , em especial , o filme Faroeste Caboclo deve ser/ é a primeira ponta do despontar cinematográfico no cenário brasiliense , e isso me (nos!) encanta . Digo e repito , Brasilia é uma cidade maravilhosa , encantadora ! Eu diria que basta caminhar a pé pelas quadras , são muitas pra escolher (e muitas árvores entre elas ♥) mas não , é preciso viver um pouco disso aqui , saber o cheiro do mato , decorar o ninho daquele joão de barro , sentir o ar ficando seco , ter lembranças boas em várias delas , descido na parada errada em outras tantas .. Aí você terá conhecido Brasilia .

O Legal mais legal ainda que pode/ vai advir das entranhas sociais de Brasilia são as figuras que vão crescer e acontecer . Penso nisso com carinho , sabendo que vários amigos ou conhecidos se tornarão os próximos Renatos , Herberts , Rodolfos hahaha e vários artistas , ativistas e políticos influentes do futuro também (: Não irei citar agora mas ó , já é uma idéia pra um próximo post ! Artistas ótimos que andam brotando por Brasilia , hmm ..

Tomara que o filme saia no Cine Drive in heim ! OBRIGATÓRIO !


Foto por Marcus Vieira , um dos meus fotógrafos brasilienses favoritos (:



VIVA BRASILIA !
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...