quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Sistema eleitoral brasileiro

Monólogo de um ex-corrupto

"      Antes de ser corrupto , eu era idealista . Queria melhorar o mundo . Na minha primeira eleição , para a presidência do centro acadêmico da faculdade eu fazia promessas achando que ia cumpri-las .
      Agora , 50 anos depois , vejo que me tornei corrupto por necessidade . Necessidade de financiar minhas campanhas eleitorais . Se não precisasse de dinheiro , teria me mantido íntegro . Poderia , quem sabe , ter ajudado a melhorar , se não o  mundo todo , pelo menos um pouco do Brasil .
      Minha campanha a vereador foi paga com a contribuição de amigos e com recursos próprios . Consegui me eleger , mas tive que vender meu carro e uma casa herdada de minha mãe . A partir dessa eleição , encontrar quem financiasse minhas campanhas tornou-se prioridade de minha carreira política .
      Sem o apoio de empresas , nunca teria tido três mandatos de deputado federal . Nm teria me elegido prefeito . Uma campanha bem sucedida à prefeitura de uma capital média não sai por menos de R$25 milhões .
      Parece brincadeira , mas é isso mesmo . Tem publicidade , tem tv , tem marqueteiro , tem impressos , tem brindes , tem diretorio de campanha . Você sabe quantos carros circulando na cidade são necessários ? Quantos litros de combustível ? Não tem partido nem candidato que consiga financiar tudo isso sozinho . No Brasil , campanha eleitoral é coisa pra pessoas jurídica .
      Eleger candidato virou negócio . A legislação eleitoral permite que empresas financiem candidatos às eleições . Não tem nada de ilegal nisso . Mas pensem comigo : pela lógica dos empresários , financiar campanha é investimento . Tem de dar lucro . Se não der , é como rasgar dinhwiro . Algué já viu empresário rasgar dinheiro ? Eu não .
      Tem  muita gente no Congresso e no Executivo com campanha financiada majoritariamente por empresas . Aí o sujeito fica comprometido . Têm de usar o mandato público para defender interesses privados . O pessoal esquece que foi eleito pra representar o povo , não o lobista .
      Por outro lado , se o candidato eleito não tratar bem as empresas , elas não ajudam na campanha seguinte . Sem dinheiro , não tem reeleição . Aí o cara está fora , morreu para a política . Que é que quer isso ? Foi esse o meu drama . O sistema é perverso . Ninguém dá dinheiro de graça . Só pai e mãe . Às vezes .
      O Pessoal fala em reforma política . Se você perguntar no Congresso , todo mundo vai dizer que é a favor da transparência no financiamento das campanhas . Então me diz porque essa reforma não passa ?
      Eu digo : porque só quem quer transparência é quem não foi eleito . O pessoal que se elegeu vai querer transparência pra quê ? Para revelar os acertos com quem financiou a campanha ?
      Alguém vai ter mesmo de fazer a obra . Alguém vai ter de prestar o serviço para o governo . Se houver aparência de legalidade , se a papelada estiver toda certinha , é melhor contratar quem nos ajudou nas eleições . Fica todo mundo satisfeito . As empresas garantem os contratos . Os políticos garantem as reeleições . Quer melhor ?
      O povo me elegeu para representá-lo , mas o que eu fiz foi corrupção . Agora , no final da vida , já fora da política , defendo o financiamento público das campanhas com contribuições de pessoas físicas .
      Tem quem diga que estouraria o orçamento federal . Para mim , isso é balela . Era só abandonar a mania de grandeza e fazer campanhas mais modestas . Pra que showmício ?
      Outros acham que haveria uma profusão de partidos , todos querendo apresentar candidatos . Eu me pergunto: qual é o problema ? Existe algo errado em querer se candidatar ?
      Não é que eu tenha virado moralista , mas se , no Brasil , o sistema de financiamento fosse público , como em outros países , acho que não teria precisado me corromper . Poderia ter preservado meu idealismo , poderia ter sido um político melhor ."

Artigo do Jornal Lótus escrtio por Alexandre Vidal Porto .


Vá no youtube e digite Fernando Chiarelli pra ver !!
BEIJO BRASIL !!

3 comentários:

  1. Muito bom texto. Nós sempre culpamos os candidatos por sua corrupção mas esquecemos ao que eles devem se submeter para chegar onde chegaram. Nas eleições deveria haver mais discursos e palestras do que músicas e bandeiras, assim veríamos aqueles que são realmente qualificados para a política. Infelizmente o povo brasileiro prefere o sensacionalismo à racionalidade. Um ciclo vicioso de decadência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato a politica brasileira é caótica e não sabemos quem é mais culpado , se nós , eles , a cultura brasileira , sua origem e a impunidade que dá continuidade a ela .. Não é atoa que os espertos vão embora do Brasil , cansados com a falta de respeito (eu iria fácil!)

      Excluir
    2. Realmente a vontade é de ir embora, mas eu amo meu país. Eu não tenho orgulho dele, mas acho que se todos amassemos lutariamos por ter.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...