sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Linguagem dos clicks/ evolução da consciência e linguagem .


Um assunto que me chamou atenção nesses últimos tempos foi ter descoberto um interessante jeito de falar , a 'linguagem dos clicks' . São línguas compostas por fonemas diferentes do que costumamos ouvir , faladas por uma pequena parte da população africana .
As línguas khoisan , a menor das famílias linguísticas da Africa , caracterizam-se pelo uso de cliques como fonemas , algumas delas incluindo sons estridentes e faríngeos , algumas línguas chegando a ter mais de 50 fonemas só para consoantes e 140 fonemas separados !
O Xhosa , de origem Khoisan , é uma das 11 línguas oficiais da África , falada por 7,9 milhões de pessoas ! É ensinado nas escolas e tem programas de rádio , televisão e jornais nessa língua .
E , claro , só ouvindo pra entender bem o que é essa linguagem dos clicks . Assim que li sobre , procurei e esse é um dos que mostram nitidamente pessoas falando : (perdoem o americano bobalhão)

Tentei , mas não consegui incorporar . Clique aqui .

Um dos pontos levantados por pesquisadores com relação a esses povos e essa língua é de que são características ancestrais , surgidas em épocas (não tão) remotas onde o homem tinha saído dos galhos das árvores para caçar em grupo e da necessidade de se comunicar nasceu a linguagem - sons em clique se dissipam melhor pela selva levando a mensagem até seu companheiro de caça mas sem chamar a atenção da caça . E até hoje , como pudemos ver , tribos de caçadores (ou não) ainda comunicam-se utilizando esses fonemas .
Um outro registro legal de click's speakers é o primeiro episódio do documentário 'A incrível jornada do homem' .



Os 59 min do episódio são interessantes , mas pessoas falando na linguagem dos clicks mesmo aparecem a partir de 18 min , mostrando também outras características de costumes ancestrais .

Ah , vocês jã assistiram Familia Thornberry ? Aquela família legal que vive viajando pra fazer documentários sobre a vida selvagem .. os episódios abordam comportamentos reais , e tem até um em que aparece uma tribo falando na linguagem dos cliques , caso você queira assistir uma coisa mais light dentro desse post , era isso (:



Já um capitulo que precisa OBRIGATÓRIAMENTE ser assistido , é o Savanas , da série Planeta Humano , que vocês já conhecem (?) e se não , precisam conhecer . Fala sobre a sobrevivência e prevalecimento humano nos mais diversos e adversos ambientes da Terra , com histórias maravilhosas e fotografia incrível .
E o melhor é que não precisa nem baixar ! O Savanas e outros estão completos e legendados em listas de reprodução do youtube , como essa : Savanas . comece assistindo a primeira parte abaixo .
Esse episódio é foda porque , dentre histórias inacreditáveis de cada cultura que vive nas savanas , existem aquelas que ainda reproduzem uma história antiga ; técnicas , rotinas e modos de vida iguais ou parecidos com o que utilizávamos enquanto espécie recém descidas das árvores e passando a se aventurar nas savanas africanas .
O próprio modo de se comunicar através de cliques é uma dessas coisas , as técnicas de caça e em destaque mimoso especial , a conexão bonita que o ser humano estabelece com a natureza , comunicando-se e entendendo tão intimamente os animais , coisa da qual nos afastamos e muitas vezes esquecemos como se faz de alguns milhares de anos pra cá ..
(Tem a parte que um passarinho guia os humanos pra encontrar comida , é incrível *-* mas não vou estragar a surpresa , assistam , sério sério !)



Como ser humano moderno , olhar pra trás e vislumbrar num passado ancestral diretamente ligado a nós , coisas que dizem respeito a nossas origens culturais , como por exemplo o primeiro método de linguagem falada , é realmente muuito interessante .
Mas mais interessante é a questão original que me levou a isso : Em que ponto passamos a falar e o que nos FEZ falar ? E aprofundando ainda mais - em que ponto deixamos de ser "primatas" e passamos a ser "homens" ? Que momento foi esse em que deixamos de ser "animais" e adquirimos consciência ?

"Procurar entender os seres humanos é procurar entender sua singularidade. A divisão radical entre os seres humanos e o resto da natureza é tão chocante que, para os pensadores pré científicos, era prova suficiente de que somos a parte divinamente favorecida da criação - diferente, próxima de Deus. Afinal de contas, os seres humanos falam, fantasiam, riem, apaixonam-se, são capazes de grandes atos de auto-sacrifício ou crueldade; os seres humanos criaram grandes obras de arte e propõem modelos teóricos e matemáticos para os fenômenos. Todos os seres humanos se distinguem pelo número enorme de substâncias do ambiente que eles usam e com as quais viciam."

cogumelo psicodelicoÉ esse livro que estou lendo aos poucos e do qual já falei aqui .. O Alimento dos Deuses , de Terence McKenna , que discorre sobre o papel das "drogas" sobre nós como espécie , indivíduo e sociedade , desde os cogumelos alucinógenos , que ele aponta como uma possibilidade de catalizador de consciência , o 'ponto' que pode ter nos diferenciado dos outros animais e nos tornado humanos atravéz de estímulos psicodélicos , passando também pelo café , açúcar (café ? açúcar ? sim ! eles alteram consideravelmente o metabolismo e sem dúvidas causaram modificações gigantescas em nossos corpos e culturas . além de viciar , é claro.) e outras drogas sintéticas .
É difícil separar pequenas partes de temas interessantes que resumam o que poderia ser dito sobre , mas selecionei dois sobre os conceitos chave desse post . É um tantinho de coisas , é , mas só lê quem quer , e quem não curte ler já se assustou com o tema e o tamanho e desistiu , então pra quem ficou (beijo mãe!!) , aí vão :

- Sobre como nos tornamos conscientes


"(...) Se os alucinógenos funcionam como mensageiros químicos entre espécies (vegetais), então a dinâmica da relação íntima entre primata e planta alucinógena é uma dinâmica de transferência de informações entre uma espécie e outra. Onde não existem alucinógenos vegetais, essas transferências de informação acontecem muito mais devagar, mas na presença dos alucinógenos uma cultura é rapidamente apresentada a informações cada vez mais novas, a dados sensórios e a comportamentos, e assim é elevada a estágios cada vez mais altos de auto-reflexão. Chamo isso de contato com o Outro Transcendente, mas este é apenas um rótulo, e não uma 
explicação. 
     De um certo ponto de vista, o Outro Transcendente é a natureza percebida como coisa viva e inteligente. De outro, ele é a união espantosamente estranha de todos os sentidos com a memória do passado e a antecipação do futuro. O Outro Transcendente é o que encontramos nos alucinógenos poderosos. É o ponto crucial do Mistério de existirmos, tanto como espécie quanto como indivíduos. O Outro Transcendente é a Natureza sem sua máscara alegremente confortadora de espaço comum, tempo comum e causalidade comum. 
 
cogumelo psicodelico consciência evolução humana
 Claro que não é fácil imaginar esses elevados estados de auto-reflexão. Porque quando procuramos fazer isso estamos  agindo como se esperássemos que a linguagem, de algum modo, abarcasse algo que, no   presente, está além da linguagem, algo translingüístico. A psilocibina, o alucinógeno que só ocorre nos cogumelos, é um instrumento eficaz nessa situação. O principal efeito sinergístico da psilocibina parece estar, em última instância, no âmbito da linguagem. Ela excita a verbalização; dá força à articulação; transmuta a linguagem em algo visível. Ela poderia ter provocado um impacto sobre o aparecimento súbito da consciência e da linguagem usada pelos primeiros homens. Nós podemos, literalmente, ter comido o caminho para a consciência mais elevada. Nesse contexto é importante observar que os mais poderosos mutagenes que existem  no ambiente natural ocorrem nos bolores e nos fungos. Os cogumelos e os grãos de cereal infectados por bolor podem ter tido grande influência sobre as espécies animais, inclusive os primatas, evoluindo nas pastagens."

- Sobre como começamos a falar

"O impacto dos alucinógenos na dieta foi mais do que psicológico; as plantas alucinogênicas podem ter sido catalisadoras de tudo que nos distingue dos primatas superiores, de todas as funções que associamos à condição humana. Nossa sociedade, mais do que outras, achará difícil aceitar esta teoria, porque transformamos em tabu o êxtase farmacologicamente obtido.

Como a sexualidade, os estados alterados de consciência são tabu porque percebemos -consciente ou inconscientemente - que eles estão ligados aos mistérios de nossa origem, ao de onde viemos e como passamos a ser o que somos. Essas experiências dissolvem fronteiras e ameaçam a ordem do patriarcalismo reinante e o domínio da sociedade pela expressão irrefletida do ego. No entanto, considere como os alucinógenos vegetais podem ter catalisado o uso da linguagem, a mais específica das atividades humanas.

Em estado alucinógeno temos a impressão indubitável de que a linguagem possui uma dimensão objetificada e visível, que geralmente está oculta de nossa consciência. Sob tais condições, a linguagem é vista, apresentada - exatamente como veríamos comumente nossas casas e nosso ambiente comum. De fato, durante a experiência do estado alterado nosso ambiente cultural normal é corretamente reconhecido como o som de contrabaixo no contínuo ofício lingüístico de objetificar a imaginação. Em outras palavras, ambiente cultural coletivamente projetado, onde todos vivemos, é a objetificação de nossa intenção lingüística coletiva.

Nossa capacidade de formar linguagem pode ter se ativado através da influência mutagênica dos alucinógenos atuando diretamente sobre organelas envolvidas no processamento e na geração de sinais. Essas organelas são encontradas em estruturas do cérebro, como a área de Broca, que comandam a formação da fala. Em outras palavras, abrir a válvula que limita a consciência força a verbaliza;ão, quase como se a palavra fosse a concretização de significados anteriormente sentidos mas inarticulados.
Esse impulso ativo de ar, o "impulso das palavras" , é sentido e descrito na cosmogonia muitos povos. A psilocibina ativa, especificamente, as áreas do cérebro envolvidas no processamento de sinais. Uma ocorrência comum na - intoxicação por psilocibina é o surto espontâneo de poesia e de outras atividades vocais como falar em línguas estranhas, ainda que modo distinto da glossolalia comum. (...)

Nossos ancestrais podem ter, consciente ou inconscientemente, descoberto que o som vocal tirava as teias de aranha químicas de suas cabeças. Essa prática pode ter afetado a evolução de nossa fina estrutura
craniana atual e a propensão à linguagem. Um processo auto-regulado tão simples como o canto pode ter vantagens adaptativas se ele também provocar a remoção mais eficiente de dejetos químicos do cérebro. A citação seguinte apóia essa idéia instigante:

'As vibrações do crânio humano, como as produzidas pela vocalização em alto volume, exercem um efeito massageador no cérebro e facilitam a diluição dos produtos metabólicos no líquido cerebrospinal. (...) Os homens de Neandertal tinham um cérebro 15% maior do que o nosso, e no entanto não sobreviveram à competição com os homens modernos. Tinham cérebros mais poluídos, porque seus crânios maciços não vibravam, e assim não eram suficientemente limpos. Na evolução dos homens modernos foi importante o afinamento dos ossos cranianos.'

Como já discutimos, os hominídeos e as plantas alucinógenas devem ter tido uma associação íntima durante longo tempo, especificamente se queremos sugerir que as mudanças físicas do genoma humano resultaram dessa associação. A estrutura do palato mole no bebê humano e o momento de sua descida é uma adaptação recente que facilita a aquisição da linguagem. Nenhum outro primata exibe essa característica. Tal mudança pode ter sido resultado de uma pressão seletiva sobre as mutações, causada originalmente pela nova dieta onívora."

Porém , é claro que esses pequenos trechos só pode ser compreendido inteiramente com as partes que vem antes e depois deles , e o pensamento completo do autor no livro é muito mais sensacional do que só isso .. espero que esses pedaços de idéias sirvam pra fazer vocês sentirem vontade de ler o livro todo , que pode ser obtido de graça nesse link - O Alimento dos Deuses .

Em outro post aleatóriamente escrevi sobre consciência porque achei bastante interessante , seria um complemento e continuação dos pensamentos anteriores . Mente , consciência e linguagem .
Bom , não existe "conclusão" para esse post , é uma coisa a ser estudada e aprofundar esses estudos nas outras diversas direções que ele aponta . O que eu queria mesmo era compartilhar com quem quer que seja esse lampejo de idéias pois outra pessoa pode achar tão interessante quanto eu achei (:
Então registre nos comentários qualquer impressão que você teve , caso tenha chegado a ler até aqui ahuahua e até as próximas coisas que eu achar interessante !

2 comentários:

  1. Isso do desenvolvimento do homem me lembrou Joseph Campbell, já ouviu falar? Ele estudou sobre a criação dos mitos e comparando percebeu que eles se assemelham, ele fala sobre como surgem essas criações do ser humano e o fato de ter algo em comum entre crenças do mundo todo, até de continentes diferentes, como se todas falassem sobre "a mesma coisa". Muito legal, quando tiver paciência pra assistir, recomendo super!

    http://vimeo.com/16395054
    http://vimeo.com/16855054
    http://vimeo.com/17149621
    http://vimeo.com/17299946
    http://vimeo.com/17635681
    http://vimeo.com/17947299


    Vou procurar o livro que indicou, parece bom! Estou lendo O Homem e seus Símbolos do Jung, muito bom e foi escrito de um jeito fácil de compreender.

    Ah e adorei o tumblr ^^
    ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O poder do Mito , sim , já ouvi falar muito ! A mesma pessoa que me indicou o Terrence McKenna , como se ambos os conhecimentos fossem complementares , e na verdade são ! ((:
      Tava na lista dos próximos a serem lidos , mas adorei você ter mandado os vídeos , vou assistir imediatamente !
      Eba , baixa mesmo e aí teremos o combo (;
      Obrigada demaais (:

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...