terça-feira, 17 de julho de 2012

Criatividade é aprender a fazer de verdade



Sou uma boba : vivo com vontade de escrever , mas por algum motivo , reluto .
Estava pensando em escrever , esses tempos , sobre criatividade ; um assunto meio difícil e ia ser bobo escrever sobre ele em forma de dicas gerais que não ajudam em muita coisa . Mas não era isso que eu queria , só tinha pensado muito sobre duvidas de outras pessoas e chegado a um ponto de vista meu .
Então , eu fui num show do Hermeto Pascoal que teve dia desses . Pra mim , que não conhecia , foi uma surpresa , e se você não conhece , surpreenda-se agora .


E isso afinal me deu vontade de escrever agora .

As vezes amigos e "clientes" me perguntam sobre alguns assuntos aleatórios sobre como melhorar tal coisa , dinamizar outra , inventar um presente ou uma utilidade , ou onde se deve comprar tal coisa . Em geral eu respondo facilmente e a parte legal é que as pessoas perguntam porque realmente acham que eu posos ter a resposta e é muuito bom estar associada a isso . Algumas vezes até faço ou ajudo a fezer , porque é assim mesmo - queria fixar que eu não trabalho com filtros , ou camisas especificamente , eu 'trabalho' com IDÉIAS (embora eu tenha mais idéias do que as faça) ! E a maioria agradece já se justificando - queria ser mais criativo , não consigo pensar em nada , como voce consegue ? não sou muito bom com isso etc . Andei pensando sobre isso também ..


"Trabalhar com idéias" é uma coisa bem aberta . Ontem eu podia estar interessada em crochetar alguma coisa , hoje já descobri uma coisa nova pra aprender , depois fiquei com vontade de cozinhar , vi uma coisa interessante e quis tentar fazer .. e assim por diante . Depois de um tempo aprendendo qualquer coisa - origami , culinária , pintura etc , já sou capaz de identificar que existem bases nesses conhecimentos .
Depois de um tempo cozinhando , já dá pra ouvir quando o arroz fica pronto pelo barulhinho que ele faz na panela , já dá pra saber quais ingredientes fazem quimicamente o quê , então se der errado eu posso colocar uma maizena ali pra engrossar , uma pitada de açucar pra tirar a acidez acolá , substituir uma coisa na falta de outra que vai dar o mesmo efeito e fim ! sem precisar de receita nenhuma .
O crochê , o macrame também são muito assim . Se você quiser aprender a começar , te ensinarão a laçar , fazer corrente , o que é o ponto baixo , alto , baixissimo ; se você quiser aprender toalhinhas , toucas e qualquer coisa , existem instruções detalhadas . Mas se você sabe FAZER crochê , pode inventar varias sequencias de pontos e assim moldando e olhando , chega onde você quer , pra isso bastando apenas saber o básico e desenvolvê-lo (mas desenvolver o básico e saber fazer coisas a partir dele , ninguém te ensina !) sem precisar da 'receita' da costura . você simplismente sabe fazer croche .
Resumindo , assim são as coisas na vida . A maioria das coisas dá pra se 'saber fazer' a partir disso . E essa coisa de saber fazer , eu chamo de CRIATIVIDADE .

O Hermeto disse uma hora no show que não era músico , ele ERA música (um pouco depois de falar que ia tocar uma das 4 musicas que ele tinha composto no dia) . É isso ! Ele 'tira' musicalidade das coisas . É só ver o vídeo da música da lagoa , por exemplo . Borbulhas com a boca , garrafas d'agua , flauta .. E na apresentação que eu fui , também tinha um método vocal . A Aline Morena , muito talentosa , cantava a musica vocalizando o som dos instrumentos e acompanhando exatamente as notas !



Talvez eu já tenha visto coisas parecidas de amigos numa jam session improvisando nos intrumentos , outros balbuciando coisas no microfone , algum rimando e essas lombras criativas conjuntas improvisada toda dando certo , e o caso do Hermeto , num grau bem profissional (foi MUITO divertido ! o cara é doido , né) . Coloquei-o no meu grupo mental de Criativos-espontâneos . É fazer alguma coisa além de criar coisas a partir de bases pré-ensinadas , é criar coisas do nada (não levando tanto pro literal) . Sabe aquele figura que dança inventando seus próprios passos , expressa felicidade de maneiras espontaneas e engraçadas , aquele seu amigo comédia que sugere programas ou idéias mirabolantes (sabe o movi-mente? :) . Criatividade do nada .



Não existe um jeito de se ensinar criatividade . Mas muito além do fator de que existem pessoas com mais facilidade para criatividade do que outras , existem coisas que podem estimular a sua cabecinha a pensar , já que o nosso cérebro se projeta sobre o que está cercado ; então quero dizer , se você cercá-lo de inspirações , situações propicias , tentativas e erros , grande parte do trabalho de associar essas coisas fazendo-as combinar criativamente , já vai ter sido feito (seu cérebro não pode pensar colorido se estiver cercado de cinza!)


A primeira "dica" então seria:
  • Interessar-se e aprender : Procure atividades artisticas do seu interesse (se é que é isso que você está procurando) costuras , pinturas , musica , teatro , dança , fotorgafia , malabares .. ! Leia sobre e , principalmente , procure aprender e praticar , peça pra alguém que já sabe te ensinar . Ao pesquisar sobre o assunto , salve favoritos , procure conhecer trabalhos profissionais da 'modalidade' e vá linkando coisas relacionadas , assim você pode conhecer e se interessar por coisas novas .. sempre nesse ciclo estimulante da criatividade .
    E faça ! Envolva-se , se realmente quiser ser bom !

    No caso de filtros dos sonhos , por exemplo , geralmente a galera acha dificil encontrar cipós , penas , e vivem me perguntando como faço . A grande verdade é que não são coisas que se podem comprar , então o único jeito é procurar por aí . Por fazer filtros dos sonhos , alguma coisa automática já me faz reparar nas árvores , no chão , e com essa atenção sempre acabo encontrando alguma coisa , ou por acaso acabo topando com ela . Também pode ter a explicação de ter atraído com o pensamento hahaha e não a descarto , porque já reparou algumas vezes quando pensamos ou escutamos alguma coisa , e derrepente somos perseguidos por ela , vendo ou ouvindo várias vezes seguidas ? Bom , o fato é que quando paramos pra pensar sobre elas , ou nos interessamos , só passamos a prestar atenção nas próximas oportunidades (mesma coisa com as borboletas ; parece difícil tirar uma foto com uma , mas se você está muito na vibe , elas vão até te encontrar :)
    Antes de dizer que não consegue ou que não sabe , tente .

  • Coisas novas : o incansável pretexto de estimulador da criatividade - novas situações . Uma materia aletória da faculdade pega com outra turma , mudar o bar que frequenta , o caminho (e o meio de transporte!) pelo qual vai pra casa , novo corte/ cor de cabelo , mudança de móveis , animal de estimação inusitado .. só pra dar uma constante renovada no ponto de vista e instigar boas descobertas nesses ângulos .
  • Inspirar-se e juntar referências : a facilidade que temos atualmente de acessarmos a internet pode ser um grande meio para inspirar-se . Você já deve ter reparado , por exemplo , o surto de compartilhamentos de coisas 'inteligentes e criativas" o tempo todo no facebook . As pessoas acham legal e passam pra frente . Tá , tudo bem , apesar de estar sendo um processo de banalização , você pode começar por aí . Mas depois , vá refinando seu gosto e seus 'locais de buscas' . Inspirar-se é ser estimulado por outra coisa a ter uma idéia sobre outra coisa . Pode ser num click , no meio da rua ; ou você pode bombardear o seu cérebro com informação , selecionando as que você mais gosta . No facebook , até no google imagens , flickr , o devianart , tumblr , pinterest , weheartit etc ! Mas é importante não deixar-se levar por todas as coisas vistas . Crie um gosto e um estilo próprios , pra não sair achando tudo genial e não ficando nem um pouco original . E não plegeie , claro !!

    Refinando o seu gosto , selecione seus artistas , imagens , textos , músicas , estilos , fragmentos , texturas , traços , que mais se afinem com ele , e salve isso . O mais simples é que seja uma pasta no computador . Mas também existem sites pra que você possa salvá-los on line , como o tumblr e o pinterest . No tumblr você poderia ir postando imagens que voce encontrou (é um blog só seu , sobre o que você quiser) e ao mesmo tempo dar uma olhada nas idéias dos outros , que aparecem na sua timeline .

    O Pinterest é um miniblog-mural , onde você pode 'pinar' fotos e agrupá-las em painéis diferenciados por assuntos . É um verdadeiro mural de referências ! (esse é o meu , comecei agora)
    E por falar nisso , o mural de referências é um dos melhores de todos ! Fora da internet , um painel real , pendurado em alguma parede especial da sua sala . Junte suas inspirações reais tiradas de livros , revistas , jornais , desenhos , impressões e vá colando . Isso te ajudará a ter idéias e cores frescas sempre .


    É um processo exigente , pra ficar melhor nisso você tem que ir inspirando a vida , conhecendo novos assuntos , viajando muito , subindo em árvore .

    Estude ! Não é um conselho tão difícil quanto parece . Estudo biologia , quimica , física , história , literatura . Não há nada que possamos aprender mais inspirador que isso . Você pode ler livros sobre o assunto , assistir documentários .. inspire-se na natureza , ABUSE DISSO !
  • Personalize e faça você mesmo : Deixe suas coisas com a sua cara , pense em como fazer isso . Se não conseguir pensar em nada , continue pensando , uma hora a resposta vem , é só insistir , não precisa nem ficar procurando muitas referências .
    E fazendo isso , faço por si mesmo . Se não tiver idéia de como , pesquise , oras ! Uma hora você vai acabar imaginando soluções sozinho , porque aprende a pensar além do que fomos ensinados (afinal de contas você não foi feito pra pensar em como reutilizar suas coisas e pensar além do único caminho que damos a elas- lixo . e compre mais e mais e mais!) Pesquise sobre como fazer qualquer coisa no google ou no youtube e lá você aprenderá ! Inclusive presentes , vários tipos de arte , decorações , utilidades na casa etc etc.
Bom , existem outras dicas mas melhor parar nessas ..
O post ficou grande , mas afinal , disse o que queria . Faço da minha página do facebook mais ou menos um mural de referências geral , com fotos e links sobre outras coisas interessantes . Curta aqui !
Leiam , divulguem , comentem , preciso de vocês por aqui (:

Grata ! Beijos da geo !

Um comentário:

  1. Muito bom...até me inspirou a escrever mais, já q os estudos n me permitem no momento.Se tiver com tempo dê uma olhada no meu blog de poesias: http://valvuladeescapeexistencial.blogspot.com.br/
    Vlw

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...