sexta-feira, 14 de maio de 2010

Reciclagem .

Hoje aconteceu na minha escola o desfile de roupas feitas com materiais reciclados , e eu queria tomar a liberdade de postar sobre isso aqui já que ROUPAS e RECICLAGEM tem tudo a ver com o blog (: Eu fiquei responsável pela roupa da minha turma , e acabei desfilando também , adorei o resultado !



Demorou um tempo pra fazer mas eu me diverti muito e ficava ansiosa pensando em como ele ia ficar - terapia . Eu usei TNT , jornais , cadarços de sapato , grampeador e papelão para o espartilho . Valeu a pena e foi muito legal , não só pela experiência , pelo resultando , mas pelo sentido RECICLAR da coisa .

Reciclagem no mundo - Por dia cada um de nós produz 5 quilos de lixo , totalizando 240 000 quilos no nosso país , dos quais apenas 2% aproximadamente são reciclados ! Tipo , POUQUISSIMO ! Em paises como a França e a Alemanha as próprias empresas são responsáveis pelo lixo e os consumidores também ! Por exemplo - quando um francezinho vai comprar uma pilha , ele tem que dar uma usada em troca (: No Canadá e na Noruega você paga multas pelo excedente de lixo que você produzir .

Reciclar é bom ! Diminui a poluição do solo , agua , ar , economiza materiais e energia , diminui a área de aterros e lixões , cria empregos .
O alumínio e o vidro têm 100% de reaproveitamento e reciclando 50 quilos de alumínio evita-se que sejam retirados do solo 5000 quilos de bauxita .
A cada 50 quilos de papel reciclado , evita-se que se corte uma árvorezinha *-*

E o que não é reciclado ? Demora esse tanto pra se decompor :
* Papel - de 1 a 4 meses ;
* Pontas de cigarro - 2 meses ;
* Chiclete - 5 meses ;
* Pano - 6 a 12 meses ;
* Copinhos de plástico - 200 a 450 anos ;
* Latinha de aluminio - 100 a 500 anos O:
* Garrafas de plástico - MAIS de 500 anos ;
* Fralda descartável - 600 anos ;
* Vidro e Pneus - NUNCA SERÃO ! :'|

O que fazer , então ?
Procure um ponto de coleta de materiais recicláveis perto de você . Aqui na Asa Norte tem uma ! A RECICOOP na 706 . tem um site legal com informações de cooperativas de todo o país , então é só clicar no seu estado e aí vai aparecer uma lista com os endereços - RECICLOTECA .

Depois é só separar - Adiquira o hábito de separar o seu lixo em casa em seco e orgânico .
* Não precisa separar por materiais pois as cooperativas vão fazer uma nova triagem .
* Separe as lâmpadas fluorescentes a parte , e as incandescentes não são recicladas , podem ser jogadas em lixo comum .
* As únicas baterias recicláveis são de telefones sem fio , celulares e filmadoras . As outras têm pequena concentração de metais pesados ( ex : pilhas ) e até podem ser jogadas no lixo comum tendo um cuidado maior , mas é preferivel levar a pontos de coleta , muito comum em supermercados .
* Vidros planos e espelhos devem ser separados e embalados com jeitinho especial ! Eles vão pra vidraçarias e não para fábricas de reciclagem .
* O oléo usado é uma coisa brutal ! 1 litro de óleo polui UM MILHÃO de litros de água ! Ele faz muito mal ao meio ambiente , quando jogado no ralo já faz um grande estrago pois quando chega nas estações de tratamento ele não é filtrado totalmente e acaba sendo jogado no mar .. Por isso todo óleo usado deve ser guardado em garrafas PET bem vedadas e depois encaminhadas para pontos de coletas , onde ele será usado para fabricação de sabão e biodisel . Nesse site você pode conferir os endereços dos pontos de coleta - CRESCER . Aqui no DF existe a ECOBRAS , no setor de indústrias de Ceilândia .

Embora um pouco longo , espero que este post seja lido e seja util par conscientização . Outro benefício da reciclagem é que as cidades passam a ser mais limpas , já que um cidadão que separa o seu lixo em casa será conciente o suficiente para não joga-lo na rua . Pode-se até estender que a reciclagem cria pessoas mais educadas , que respeitam o lugar onde vivem , afinal - cidade limpa , povo educado . Mesmo não lendo o post todo , pense nessa frase que sintetiza a mensagem que eu queria passar :
O LIXO QUE VOCÊ JOGA NO LIXO , É LIXO MESMO ?

6 comentários:

  1. reciclo latas de spray e compro mais com o dinheiro, serve? :P

    ResponderExcluir
  2. Chuchu...muitoooo bom o post viu...
    Sou ABSURDAMENTE a favor da reciclagem sempre!
    Aqui no Nagulha procuro sempre aproveitar os materais pra fins artísticos como a flor de garrafa pet que vc viu no flickr e caixinhas de leite, sucos e seus derivados para o uso de colares e etc...

    Adorei o seu desfile... su vestido de festa tava demais...ahahah
    Parabéns!
    Você é muito criariva!

    :D

    Besitossss,

    ResponderExcluir
  3. eu nunca mas vou estuda na minha vida

    ResponderExcluir
  4. ei vc pode passar os matériais usados para a montagem dessa roupa? Parabéns ficou muito bom

    ResponderExcluir
  5. costurei um vestido de tnt por baixo e fui grampeando folhas de jornal por todo ele . o corpete foi de papelão !

    ResponderExcluir
  6. Hum... legal
    "Brigadinha" vai ajudar bem aqui...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...