sábado, 19 de outubro de 2013

Ponto de vista de um fotógrafo cego

Assistindo o documentário "Janelas da Alma" por conta de uma matéria da facul , impossível não se impressionar com os diferentes olhares artísticos ressaltados . Sobre o que , basicamente , fala o documentário ? Enxergamos de maneiras diversas . E mais , a nossa realidade é condicionada pelo "universo midiático" no qual estamos mergulhados . O que seria a loucura , insanidade ?  Seria um olhar desviado um pouco a mais do padrão geralmente aceito . São exatamente essas maneiras singularmente "desviadas" de enxergar o mundo , que apresentam resultados artísticos singelos ao cumprir a função de carregar significado e transmitir um mundo todo particular aos olhos do espectador .

As fotografias que escolhi mostrar são o trabalho do fotógrafo Evgene Bavcar . Cego desde os 12 anos , pegou em uma câmera pela primeira vez aos 16 e após revelar as primeiras fotos tiradas no colégio , surpreendeu-se ao perceber que não as enxergava , mas podia fazê-las .






Evgene diz uma coisa que eu acho muito importante . No começo ele pedia para seus amigos descreverem as cenas e pessoas , inclusive se apaixonava por moças que seus amigos , e não ele próprio , achavam belas . Ele diz que "não devemos usar a linguagem dos outros , nem utilizar o olhar dos outros porque , nesse caso , existimos através do outro . É preciso tentar existir por si mesmo" . E graças a esse senso verdadeiro de que o que nos torna únicos é a nossa visão particular de mundo , surge o seu incrível trabalho fotográfico , marcado por contrastes de luzes , sombras e imagens sobrepostas , que não permitem uma interpretação usual como para com fotografias comuns .






A fotografia de Evgene é sinestésica . Ele fotografa cenas "imaginárias" , diz que cria a cena em sua cabeça , fotografa imaginação . Sua fotografia é tátil . Nós enxergamos com os olhos e ele com as mãos . Em algumas fotografias vemos suas mãos , em algumas ele toca o rosto das pessoas e mede distâncias . Ele fotografa sons , como quando prende um sininho na canela de sua sobrinha e a pede para ela dançar ; ele fotografa o som do sininho . Com as luzes e sombras ele fotografa imagens distorcidas , imagens de uma visão fragmentada , perdida , ou construída a partir de lembranças ; ele fotografa memórias , fotografa não-visões , fotografa o invisível .




- "Eu fotografo o que imagino. Os originais dentro da minha cabeça. É uma questão de criar uma imagem mental, o registro físico que melhor representa o trabalho do que se imagina"







domingo, 13 de outubro de 2013

O real significado dos filtros dos sonhos




O círculo é a forma padrão do filtro dos sonhos . É a forma relacionada a ciclos , nesse caso , o ciclo da vida . Dentro dele , a teia representa o decorrer da vida , todos os acontecimentos e forças , que entrelaçados dão forma a nossa existência . E cada ponto influencia a rede toda , uma analogia que se aplica verdadeiramente ao nosso dia a dia . Cada pessoa que esbarramos , uma esquina que dobramos , um minuto a mais que nos atrasamos , desencadeia uma série de outros acontecimentos que muda para sempre a nossa vida .

Nesse contexto o formato do filtro não interfere no significado da teia . Diferentes formatos também podem significar diferentes coisas , ou não , dependendo de quem o faça , ou de quem o possua . Filtros duplos podem representar duas vidas entrelaçadas , filtros triangulares , três pessoas , ou três aspectos de vida que a pessoa deseja trabalhar .

O número 3 é um número simbólico chave e o triângulo , com suas três pontas , é a forma representante desses conceitos , além de suas pontas serem canalizadores dessas energias . Donzela , Mamãe e Velha Bruxa ; Pai , Filho e Espírito Santo ; Passado , Presente , Futuro ; Corpo , Mente , Alma .




A noção de que o filtro dos sonhos serve para afastar pesadelos é errada , embora o nome até sugira isso . Primeiramente pesadelos são apenas sonhos ruins , mas que nos chamam a atenção para aprendizados nos quais devemos prestar atenção . Algo está ali , incomodando nosso inconsciente , existe e precisa ser resolvido . Se você costuma ter pesadelos que te assustam além do plano dos sonhos , isso pode ser facilmente resolvido estudando-os e treinando-os , mas falo sobre isso em outro post .

A função do filtro dos sonhos é filtrar energias que podem ser prejudiciais e atrapalhar o processo do sono e do sonhar . Mas isso também depende ao extremo de quem o fez , quem o programou e quem o possui . Somos nós que projetamos nossas energia ao que nos rodeia e o que possuímos , especialmente objetos muito pessoais .

O filtro é um objeto de concentração . Seu formato , seus objetos e sua teia (assim como as mandalas) exigem que você se foque , para atingir estágios mentais mais elevados de consciência . Mentalize um estado desejado : paz , pureza , harmonia , equilíbrio .. num momento que você julga mais energético de acordo com a sua espiritualidade (nascer do sol , lua cheia , mar , brisa ..) . Quando o filtro possui penas , elas estão ali representando o elemento ar , que nos remete à respiração , ao sopro de vida que move a teia . Também representam o mundo espiritual , a energia sutil em que estamos mergulhados . E é basicamente por isso que ele pode servir para mais de uma coisa . Para quem "acredita" , ele funciona . Pra quem não , é apenas um objeto de decoração .


  


Encomendas pelo e-mail geo_m_n@hotmail.com
Curta Narciza .

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Semana de Moda Milão 2014

Alexa Chung usa brincos Narciza Céu
Mês passado aconteceu um dos eventos mais ~badalados~ do mundo da moda , a Semana de Moda em Milão , o qual eu tive o prazer e a honra de participar indiretamente . Renomados estilistas como Domenico Dolce e Stefano Gabbana , Alberta Ferreti e Dries Van Noten , sempre atentos às (e criando) tendências , vieram até mim para que eu contribuísse com um mote que não está voltando a moda , na verdade elas nunca saíram - Flores . Baseados nisso , cada artista criou sua composição de acordo com variados temas , e cada look foi acompanhado de um par de brincos Narciza . Inclusive por isso eu andei postando menos , mas trago a vocês agora o resultado :

D&G - Brincos de Princesa combinando com
o vestido esvoaçante e delicado
Suavizando o look bastante composto , a modelo
usa um brinco único de pena de pavão albino
Para combinar com esse chocante visual dourado retrô Siciliano ,
a D&G optou também pelo amarelo das Tabebuias
Os delicados mas fortes brincos de Bugaville vêm para
reforçar perfeitamente o look elegante impecável desse terninho

Alberta Ferreti não economizou em cores vibrantes
e apostou no grande brinco Roxo que combina perfeitamente
 com o laranja do vestido
O colar de Bauhinias vem para casar com os bordados florais a lá Frida Kahlo

Nessa composição Just Cavalli , o top branco dá destaque ao elaborado colar Chuva ,
que por sua vez concorda com as estampas florais ultra modernas da grife
Incríveis Orquídeas não poderiam ficar de fora dessa combinação
de flores e estampas exóticas


Dries Van Noten apostou num visual mais fechado mas não menos ousado ,
onde as flores fazem o papel principal , acompanhado pelo
brinco único mini Flamboyant com Moeda Chinesa
Que mulher não gosta de flores , não é mesmo ? Ou melhor , que PESSOA ?
Dries pindurou uma Camomima na orelha de seu modelo , causando polêmica
na semana de moda de Milão . Tendência ?

Me perdoem a demora em atualizá-los , em breve , esses e outros maravilhosos brincos estarão prontos e disponíveis a todos os interessados . Aguardem !

Narciza .

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Cozinha de zoio - Pitangas .





Se tem uma coisa maravilhosa em Brasólia , essa “coisa” são todas as quadras e campões arborizados que fazem da nossa cidade a delícia que ela é (confesso que sem isso eu não consideraria Brasília um bom lugar para se morar .. ) .

Ao passear pela cidade percebo como desde o começo ela foi feita pra isso . Os prédios baixos , rodeados por árvores pela quadra toda . Blocos sem muros e com a base aberta para poder passar , sentar .. Banquinhos , parquinhos .. campões que são cangas para nosso olhar deitar no horizonte e encontrar o céu bem ali , e acima e além . (Deveriam tombá-los como patrimônio , antes que resolvam construir em todos eles , como já tenho visto acontecer com vários campões amigos que vão sucumbindo a construções sob protestos inúteis dos moradores das redondezas , como foi com o campão da 710 e agora o da 714) .




 As árvores florescendo de época em época , os passarinhos cantando por todos os cantos , só me dizem que o plano dos idealizadores era que fôssemos a pé ao trabalho , à escola , a padaria .. ou que simplesmente passeássemos ! Aspirássemos com os pulmões a essência de Brasília , em baixo dos blocos , nos gramados , nos tardes de pôr do sol , as folhas caindo douradas quando a seca vem .. Realidade totalmente diversa da que vivenciamos hoje , com o número de carro só aumentando , histórias (que revolvem o estômago) de projetos megalomaníacos para construir estacionamento gigante com vários andares embaixo do gramado da esplanada(sim , esse projeto realmente existe ) . Não existe comparação entre o que realmente é trânsito no Rio de Janeiro ou em São Paulo , mas o trânsito do ponto de vista DF só piora .



Não quero fugir do ponto positivo que ia destacar nisso tudo . Em meio a coisas realmente perturbadoras como as citadas e outras como por exemplo a novela Noroeste , sou grata por vivenciar , hoje , a Brasília que ela é . Se um dia , daqui mais e mais cinquentas anos , quem sabe essa essência  se perca , nós , hoje vivenciamos isso . A essência Brasília sobre a qual se canta e se poetisa (e se poeisa ? e se poesia ? .. )
Talvez não tenha morado em cidades o suficiente para dizer isso , mas sinto que a nossa nos privilegia de uma maneira especial , difícil de encontrar . Aqui , só de dar um passeio por entre quadra (entre blocos , entre por favor ..) podemos encontrar mangueiras , abacateiros , ingás , cajuzeiro , amoreiras , ameixeiras , pés de carambola , cagaita , pequizeiro , acerola , pitanga , limão .. sem contar as ervas , babosas e temperos que os blocos , porteiros , cidadãos de bem e a própria natureza nos proporcionam .


Hoje eu queria falar dela porque muitíssimo me gusta e porque está na época ! Taí uma fruta brasileiríssima e que a gente não encontra pra comprar , a não ser em forma de polpa . Cheirosíssima , maravilhosa , rica em vitamina C , medicinal (a fruta e a folha!) , faz suco , faz sorvete , faz doce , faz geleia , até pudim já fiz com pitanga !

Já que temos acesso a essas dádivas deliciosas , porque não aproveitá-las ? Quando passeio por Brasília costumo mapear os lugares onde encontro árvores de tais e tais frutas , tais e tais sementes que costumo usar .

A cozinha de zóio é uma coisa que está super aí no menu daqueles amigos culinários mais maneiros , sensíveis e místicos que você tem (geralmente os que cultivam os próprios temperos e/ou têm o dom de fazer um mexidão ótimo com tudo o que sobrou na geladeira) .


GELÉIA DE PITANGA

Lave todas as suas pitangas orgânicas brasilienses , selecione as mais maduras e retire todas as sementes com uma faca . Junte ¼ de água ( ¼  de que ? do peso total das pitangas , checar no zoio) Apure no fogo por 10 a 15 minutos , até ficar mais molinho .
O açucar depende do seu nível de relacionamento com esse ingrediente . No meu caso , foi ¼ do peso das pitangas em açúcar . Deixe no fogo por mais uns 30 minutos , pingue umas gotinhas de limão e está pronta a sua geleia de pitanga !


Lembre-se que na cozinha no zoio você adapta os tempos dos cozimentos , os temperos e quantidades ao seu gosto . Você pode , por exemplo acrescentar umas folhinhas de alecrim ou de hortelã , o que vier à imaginação (:

Dá pra comer com pão ou como cobertura de bolo . Eu seeeei que fica muito delicioso , mas evite comer puro (:

Essas eu colhi na 112 , se você conhecer algum pé de pitanga , amoreira , caju , etc .. por favor , me avisa ? Gradicida !

As fotos foram tiradas por amigos meus que passeiam , Marcos Paulo Braga e Bruno Ferreira .

Ótima noite de lua sorridente a vocês .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...