domingo, 23 de outubro de 2011

A África é linda


Eu podia dar diversos títulos pra esse post e mais específicos , mas a áfrica é linda é só o que eu consigo pensar depois de ter pesquisado sobre . Estava procurando umas imagens de padrões afim de desenhar uma camisa que depois eu mostro pra vocês , e acabei achando fotos incríveis de uma tribo africana .
Dentre todas as outras formas de expressões tribais africanas que são também maravilhosas , existem as tribos que vivem a beira do rio Omo , na Etiópia . O vale do Rio Rift , onde se encontra a grande fenda africana que separa geograficamente os negros dos árabes , é uma região vulcânica que fornece uma grande diversidade de pigmentos com uma grande variação de cores. Com esses pigmentos e elementos da natureza , essa tribos praticam sua arte . Com elementos da natureza como flores , frutos , folhas , raizes , tudo se tornam adereços nesses indivíduos e ainda complementam com pinturas corporais maaravilhosas .









O alemão Hans Silvester passou 6 anos convivendo e fotografando essa tão peculiar cultura , principalmente as tribos Surma e Mursi . Quem não ficaria maravilhado ? O mais impressionante é a criatividade que eles tem para misturar os elementos e se enfeitar . Certos fotógrafos são incríveis e esse sempre foi um blog muito ligado à fotografia . semelhante a esse tem o post do Gregory Colbert e a Harmonia , muito maravilhoso também .






Fico emocionada vendo as fotos , as maneiras como eles se integram com a natureza , é como o ser humano realmente devia ser . o ser humano é lindo ! é lindo de diversas maneiras , a DIVERSIDADE é linda ! o planeta Terra é lindo , é maravilhoso ! magnifícas formas de expressões de vida , um ponto de vida borbulhante verde e azul no meio do universo . Como pode existir o preconceito , como pode o ser humano se afastar disso tudo que é tão maravilhoso , como pode tanta tristeza num planeta , e mais especificamente num continente tão rico e .. LINDO como África :/









O lado ruim disso tudo existe e é muito evidente . As tribos que vivem nesse rio estão ameaçadas pelo contato com a civilização . por anos esteve isolada pela sua posição geografica na falha vulcanica e pela etiópia não ter sido colonizada por europeus . Mas essa cultura tão linda está sendo engolida pela sociedade , essa cultura branca "antropofágica" CULTUROFÁGICA , o que for . Além disso , o governo da Etiópia quer construir um hidrelétrica que vai reduzir o rio Omo a 1/5 do seu tamanho original , acabando com os campos férteis alagados necessários para a agricultura , para os rebanhos e subsistência desses povos .
Ai ser humano , tão lindo e tão bobo ! :/

3 comentários:

  1. noossa, estou encantada gi! amei as fotos.. beeijo louise

    ResponderExcluir
  2. CAda POST da Geo é um FLASH!
    :0)

    deborah matt.

    ResponderExcluir
  3. E pensar que cada cor(e cada ausência de cor) carrega um significado ritualístico sem tamanho... Os ornamentos utilizados pelas diferentes etnias(africanas ou não) trazem uma bagagem enorme de informação. São utilizados em ritos de caça, acasalamento e até mesmo nos mais mórbidos. A problematização do contato interétnico com a devastação globalizada é uma questão que se arrasta em diversos cantos desse planeta, seja na Amazônia, Grande Sertão Veredas ou até mesmo em Brasília. Mas é importante lembrar que isso também é fruto de um progresso da humanidade(mesmo que retrógrado), e pode (talvez deva) ser aproveitado de forma benéfica. Esses países africanos também podem se dar bem com o advento de novas tecnologias a seu favor, e mesmo que grande parte de suas raízes culturais sejam destruídas por completo, uma nova fase começará... Alguns se adaptam, outros não. Mas essa roda é viva e gigante, e é preciso ser sobrevivente para se adaptar. Lindas fotos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...