quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Paralelo - lenda do Uirapurú e os Ipês de Brasilia .

Em um dos domingos da vida fui andar de bicicleta no eixão e fiquei pasma com a beleza dos ipês no caminho . Isso me lembrou uma lenda e depois eu explico a relação .

Uirapurú :
Particularmente acho essa lenda triste mas com um fundo bom .
Uirapurú significa "pássaro que não é pássaro"



Conta-se que no sul do Brasil havia um cacique muito bonito e duas moças eram apaixonadas por ele . Ele estava indeciso entre as duas então disse que ia se casar com a que tivesse melhor pontaria . As duas disputaram com um arco e flecha mas só uma acertou o alvo e essa se casou com o cacique . A outra , chamada Oribici chorou tanto que suas lágrimas se transformaram em um rio .
Não aguentando tanto sofrimento pediu a Tupã ( já tive um cachorro chamado Tupã :) que a transformasse em um passaro para que pudesse visitar o cacique sem que ele a reconhecesse . Tupã atendeu seu pedido e a transformou em Uirapurú . Ela visitou o cacique e viu que ele amava sua esposa , então voou pra longe dali , pro norte , para as matas da Amazônia .
Tupã lhe deu um canto maravilhoso para a consolar .

Há outra lenda que diz que uma vez um jovem índio se apaixonou pela mulher do cacique e pediu a Tupã que ele o transformasse em um pássaro . Tupã atendeu seu pedido , então ele ia cantar sempre para sua amada . Mas quem afinal ouviu o seu belo canto foi o cacique , que o queria aprisionar para que cantasse só pra ele , então Uirapuru voou pra longe .

Esse canto é tão bonito que quando ele canta , todos os outros pássaros ficam calados para o escutar . E é um canto muito raro ! Ele canta durante 5 ou 10 minutos no amanhecer , 15 dias por ano , quando constrói seu ninho . Dizem também que não repetem frases musicais .
Por causa da lenda e de todos esses detalhes sobre o seu canto é que ele é envolto em uma aura mística . Não é atoa que é considerado um talismã pelos índios tupis , que o consideram um deus em forma de pássaro que traz a virtude de levar muitas pessoas a casa de quem o possui .

Sim , e o que isso tem a ver com os ipês ?


Quando o Uirapurú canta , todas as aves se calam .
E aqui em Brasilia , quando todos precisamos acorrer às farmácias e munir nossos estoques com manteiga de cacau e umidificadores de ar , quando nossas gargantas acordam doendo e os nossos narizes sangram ocasionalmente , quando a grama está naquele tom sépia ( e nesse caso isso não é bom , nem romântico ! ) e quando as árvores se retorcem mais ainda no cenário do cerrado para reter a pouca umidade que consegue , surgem lindos e amarelos , roxos , rosas e brancos , os IPÊS ! Na verdade aqui roubam mesmo a cena os amarelos . Parece que todas as outras árvores se "calam" pra "ouvir" o ipê . E são lindos mesmo ! Pena que as fotos não fazem juízo à beleza real , até porque eu estava andando de bicicleta , mas ficam aqui algumas que eu tirei :












Ow !

E falando em bicicleta !
Quarta feira dia 22 agora é o dia mundial sem carro ! Então todos com suas bicicletas a postos , é uma coisa pequena mas que serve para conscientizar a massa . Todo mundo sabe que além de fazer bem pro meio ambiente , faz bem pra si mesmo , pra saúde , pro físico , pra respiração , pros músculos , pra mente , bicicleta é bom demais ! Vamos passar essa idéia adiante , podemos começar com esse incentivo na quarta feira e acabarmos andando de bicicleta para todo o sempre ! (: ( ou quando der hahaha )



um beijo procês , boa semana de ipês floridos !

6 comentários:

  1. Nessa época do ano Ribeirão fica com um tempo seco dos infernos também, tem um Ipê num terreno de uma avenida perto de casa, amarelão, ofusca a beleza das outras árvores, tadinhas hauehuaheuahueahe.

    Eu ando de bicicleta por todo o sempre por que é minha única opção mesmo ahuehauheuaheuaheuahe. Além de tudo é bom, barato e não poluente =D

    ResponderExcluir
  2. FAz tempo que eu não vejo um Ipê. Se vi, ne percebi! haha


    Dia mundial sem carro? Já aderi a muito tempo!

    ResponderExcluir
  3. Então coom certeza faz muito tempo que você não vê porque passar despercebido é impossível ! beijo (:

    ResponderExcluir
  4. Bicicleta comanda, adoro pedalar..
    Se eu pudesse andaria só a pé, na real.. aí eu presto bastante atenção em tudo ao meu redor.. mas com pressa, (às vezes) bicicleta salva!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu lembro bem ..
    na janela do meu quarto tinham ipês rosa, ficavam lindos (:
    Brasília, eu te amo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Giovana, tudo bem! Sou filha da Silvana do Adoro Um Brechó, vimos o seu post do Brechó e adoramos! Queriámos 2 coisas
    1ª falar com você, temos ligado no seu celular mas está fora de área. Será que você poderia entrar em contato o máis rápido possível ou ir lá pessoalmente.
    2ª e que o flyer que vc postou está com o endereço antigo, mas vi que no texto vc colocou que ficamos proximo ao parque. Endereço correto
    413 norte ao lado do bendito suco.( 9917.2430)
    Mt obrigada e aguardamos o seu contato com urgência rsrsr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...