terça-feira, 7 de setembro de 2010

Momento parêntese para expôr indignação .

Paralelo entre Independência do Brasil e Eleições


A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país , pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política . Motivo de comemoração e muito orgulho para os brasileiros . É ?

Sempre acreditei que deveríamos fazer a nossa parte votando nas eleições , que fazendo o nosso papel de cidadão estariamos contribuindo para um futuro melhor colocando nossa nação nas mãos da pessoa que escolhemos . Quando fiz 16 anos fui correndo fazer o meu título de eleitor . Mas agora já não sei mais .

No começo sentava toda animada para assistir o horário eleitoral para me deixar convencer ou não das propostas que me levariam às urnas pela primeira vez . Mas isso durou pouco tempo . É tanta hipocrisia , tanta mentira e tanta PALHAÇADA que me dá vergonha .. de tudo !

Tal como a história de que D. Pedro estava em cima de um burrinho e com a maior dor de barriga quando proclamou a indepêndência apenas com alguns soldados , mas que foi pintada em um belo quadro em cima de um cavalo empunhando a sua espada e rodeado pela cavalaria e pela população ( pff ! ) ficamos sem saber com relação aos políticos até onde vai tanta maqueagem e onde está a verdade no que eles dizem e parecem ser . Até onde tudo isso é só um quadro falso ?

E porque o “pff” depois de citar a suposta participação da população na independência ? Porque não houve ! E muita coisa me faz duvidar da validade do meu voto , e da sinceridade do resultado das eleições ( como um paredão de Big Brother onde o resultado é manipulado por alguém ) dentre outras coisas , porque o próprio povo também não sabe votar , e isso também me envergonha .

É muito fácil enganar / comprar o povo brasileiro , só de saber que se um candidato ficha suja pudesse se candidatar ele COM CERTEZA seria eleito , me dá vontade de morrer ! Isso vem da falta de interesse e de conhecimento político , afinal , isso não se aprende na escola . E o pior é que todas as pessoas , as que se interessam ou as que não sabem uma vírgula sobre o assutno são obrigados a votar ! Então o voto de muitos que estão dispostos a trocar o seu voto por nada ou qualquer coisa vale MUITO MAIS do que os poucos que entendem de alguma coisa e votam com consciência .

E quando tudo fica ruim nas mãos de alguém horrível que o “povo” escolheu , até mesmo quem votou sabe reclamar , isso eles sabem (: No mais , fica aquele sentimento de impotência , de vergonha pra poucos , porque a maioria nem sabe o que está acontecendo . Como em 1822 , onde a maior parte do povo se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência .

Ê Brasil !

6 comentários:

  1. É, quando você sente a própria impotência é foda, mas é preferível "aceitar" o fato de que não dá pra cortar o mal pela raiz e tentar mudar o que está a nosso alcance, pensando a longo prazo, a ficar só revoltado.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Geo! Desde cedo a gente precisa compreender o significado das coisas que nos cercam! Infelizmente nosso país não anda em boas mãos....mas, melhor do que reclamar é fazermos algo por ele....então vamos pensar! bjokas

    ResponderExcluir
  3. O termo já é motivo de piada. Independência do quê, o Brasil? haha. Boa essa hein!
    Minha indignação aparece quando alguém encontra motivo pra comemorar. Mas sinceramente não perco tempo explicando história pras pessoas, já que eu sou uma alma perdida que se interessa pelo assunto, enquanto outros milhares apenas não gostam, sem motivo algum.
    De qualquer forma, não acho relevante votar, quero dizer, não como se algum dos FDPs que estão lá pra nos representar fossem capaz de alguma coisa ou ao menos tivessem a intenção disso, mas é aquela coisa de manipulação de massa. Até pode ser que tenha um bom candidato, até pode ser que ele não se corrompa lá dentro quando o poder subir à cabeça, mas neste caso raro, ainda seria mais difícil colocá-lo no poder sem usar da arma que os outros tem, sem comprar voto, enganar com promessas e essa coisa toda.
    O problema aqui é grande, não podemos esperar que alguém suba lá e mande uma ou duas coisas e resolva tudo por si só, porque leva tempo, e normalmente as pessoas não tem paciência, muito menos se interessam pelo assunto no que tange a maioria, porque o interesse é sempre e imutavelmente pessoal, tanto dos representantes que tanto julgamos mal, quanto dos representados, isso numa generalização, claro.
    Não sou ninguém pra dizer qual é a boa intenção de alguém, não é mesmo? =P haha

    ResponderExcluir
  4. G, você leu o texto de teatro "Antropofagia brasileira" ou a longa e jovem história do Brasil?

    ResponderExcluir
  5. Nossa mocinha, hoje vc está rebelde.
    Seja mais gentil, se vc levar em consideração a formação do povo brasileiro em 1600 verás que eramos compostos por indígenas,e a população carcerária de Portugal já que Lisboa perecia com o inchaço populacional(presos, mendigos o povo morria de fome e de peste negra etc..), com ameaça de invasão napoleônica e inglesa.
    Você sabia que até 1650 não havia escolas?
    Imagina quando a população nao-burguesa teve acesso ao ensino? Na ditadura de Getúlio Vargas....
    O povo brasileiro nem se assumia brasileiro em meados de 1600 nao tinha território nacional, conceito de pátria e tiveram que engolir, reis decadentes, escravidão e uma independência nada heróica como você relatou, que a propósito foi ridícula mais interessante.=]\
    Você tem um ``sentimento de revolta nacional`` muito interessante, verdadeiro eu diria e são pessoas com esse pensamento que são a minoria que pode fazer a diferença e vc com a pouca idade que tem já quer desistir tão cedo???
    Desde épocas antigas, a missão do Estado é elitizar e promover a política do pão e circo (que o ex governador Roriz adora fazer)e o que a cidadã brasileira Geovanna faz para que isso não aconteça? Afinal é uma obrigação da Geovanna fazer alguma coisa? Ou melhor, o que você, eu ,nós temos a ver com toda essa grande merda?( desculpe a vulgaridade do termo)

    =**





    [Español Fernandes]

    ResponderExcluir
  6. Geo, adorei sei post sobre independência. Curioso é qeu eu fiz um post sobre isso também. auhsuhashas Se quiser dar uma olhada depois, tá aí.
    Mas não desista minha cara. É de pessoas com esse espírito rebelado que precisamos para fazer a grande revolução social. Não se trata de votar, somente. Precisamos ir pra frente do congresso, da câmara distrital enfim, de todo mundo e gritar na cara deles que queremos mudanças. Não desista da luta, não agora. Beijos

    http://acxdepandora.blogspot.com/2010/09/dia-da-independencia.html

    XD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...