segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Incubus e Succubus


     

     Primeiro , entre dormindo e acordando , tinha uma espécie de sensação/ lembrança de ter dormido com alguém , mas não lembrava quem .. Acordada , passava a mão pela cama , no travesseiro , procurando e sentindo um vazio de um outro corpo que deixou uma impressão .. e lembrando do sonho (ou do fato?) que fica vivo logo ao acordar , tinha certeza que alguém tinha estado ali , deitado comigo .. mas porque foi embora e me deixou sozinha antes deu acordar ? ..
     Durante os dias me sentia meio mole , sem vontade de fazer nada ou sair , fechada no quarto com uma melancolia , uma espécie de saudade meio triste , tipo paixão . As vezes , quando estava com outras pessoas , ficava na dúvida se todos estavam ali , porque parecia que faltava alguém ..
     Enfim , ele veio várias noites , aparecendo e bulindo nos sonhos , e me deixou assim por semanas . Eu me perguntava , tentando perguntar a ele mesmo quem ele era , o que queria , porque ia embora , se era bom , porque me deixava down .
     Num dia desses fiz muito esforço pra sair e fui pra casa de um amigo , com outros amigos . Ele estava também . Aí alguém foi buscar alguma coisa no carro , e quando subiu eu perguntei "Ué fulano , cadê a outra pessoa que estava com você ?" "Não .. eu desci sozinho ." E foi a última vez que eu (não) o vi .

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Incubus e Succubus


     Succubus , do latin succuba , prostituta , derivada do prefixo sub - por baixo e da forma verbal cubo - 'eu me deito' , sendo succubus , que se deita por baixo , e incubus , que se deita por cima de alguém .
Incubus são criaturas demôníacas vampirescas , conhecidas pelo hábito de invadir o quarto de mulheres (ou as succubus , os dos homens) e as envolvem numa experiência sexual entre sonho prazeroso e pesadelo pavaroso , roubando-lhes a energia sexual . Geralmente , ataca a mesma vítima por várias noites , deixando-a exausta e até levando-a a morte .
     O incubus desde sempre esteve ligado à igreja ou práticas religiosas ; sua origem remete a antiga prática da incubação , onde uma pessoa ia ao templo de uma divindade passar a noite e durante esse tempo poderia ter alguma experiência sexual ou até engravidar . Histórias desse estilo eram comuns e algumas muito famosas , como a que aconteceu com Dânae , a mãe de Perseu ou com Maria , mãe de Jesus ..

     Mas enfim , a igreja católica então , associou todos os deuses e práticas pagãs ao demônio e assim toda e qualquer manifestação de energias sexuais reprimidas seria punida com os mais sofisticados métodos de tortura e morte aplicadas geralmente às bruxas , que alias , segundo a igreja eram possuídas voluntariamente por incubus .

     Vale também lembrar que os incubus e sucubbus não perdoavam nem as freiras e padres , na verdade os visitavam com frequência . Isso pode ter alguma coisa a ver com a crença de que succubus eram capazes de recolher o sêmem de suas vítimas e engravidar mulheres quando transformados em incubus .

     As explicações psicológicas para essas experiências giram em torno de sentimentos sexuais reprimidos e a 'Paralisia do Sono' . Quando dormimos , nosso cérebro 'desliga' o corpo para impedir que possamos nos mexer e nos machucar durante o sono . A paralisia do sono é uma situação-pala , quando você acorda , mas o seu corpo não , podendo misturar elementos de sonho com realidade , algumas pessoas podem sentir medo , pavor por se encontrar naquela situação e outras conseguem se sentir confortáveis e tomarem proveito da situação .


Experiências sobrenaturais , reais ou meras cenas 'inventadas' pela mente ?

     Por um lado , são entidades que aperecem em todos os tempos e civilizações , como o Popabawa , na África , Lilu , dos judeus , Liderc , na Hugria , o Boto , no Brasil . Por outro , podem ser expressões psicológicas de conflitos humanos de todos os tempos . Na minha opinião , a resposta pode ficar no caminho do meio .

     Estou lendo um livro agora que tem me deixado muito animada e , detesto ter que botar só um trechinho de nada que deixa a informação desfalcada (só lendo o livro todo , né!) , no entanto , é com ele que eu gostaria de terminar . É também um estudo sobre a consciência , sua origem , como evoluiu e como podemos evoluir ainda mais .. pode complementar as outras coisas que o McKenna disse sobre a origem da consciência e que eu postei aqui (no fim , todos os conhecimentos são uma coisa só!)

"O inconsciente é um universo maravilhoso composto de energias invisíveis , forças , formas de inteligência - até personalidades distintas - que não são percebidas mas que vivem dentro de nós . Seu domínimo é muito maior do que imaginamos , algo com vida própria e completa , toda sua , que corre paralelamente à vida comum do nosso dia-a-dia . O inconsciente é a fonte secreta de muito do que entendemos como nossos pensamentos , nossas emoções e comportamentos . Influencia-nos de forma poderosa , por não suspeitarmos de sua existência ."

"O inconsciente é um enorme campo de energia , muito maior que a mente consciente . Jung comparou o ego- a mente consciente- a uma rolha boiando no enorme oceano do inconsciente . Também comparou a mente consciente com a ponta de um iceberg que se eleva acima da superfície da água . 95% de um iceberg está oculto sob as águas . O inconsciente , tal qual a maior parte submersa do iceberg , está fora de visão . Mas é enormemente poderoso - e tão perigoso quanto o iceberg submerso , se não for respeitado..."



"O termo fantasia deriva da palavra grega phantasía . O sentido original desta palavra desta palavra é revelador : ela significa "o fazer visível". Derivava de um verbo que queria dizer "tornar visível , revelar". A correlação é clara : a função psicológica de nossa capacidade para a fantasia é tornar visível a dinâmica invisível da psique inconsciente .
Encontramos na psicologia dos gregos um discernimento fundamental que a psicanálise moderna tem precisado redescobrir : a mente humana está investida de um poder especial para converter o reino invisível em formas visíveis de maneira que possa ser visto e contemplado pela mente . Chamamos esse reino invisível de inconsciente : para Platão , era o mundo das formas ideais ; outros antigos o imaginavam como a esfera dos deuses , a região do espírito puro . Mas todos sentiam uma coisa : só nosso poder de formar imagens nos capacita a vê-lo . (...)

Quando as pessoas me perguntam se a Imaginação Ativa é "real" ou se os sonhos são "reais" , sempre me lembro de um detalhe da história de Dom Quixote de la Mancha . Dom Quixote disse que procurava "o pão que é feito com mais do que o trigo". Ele se referia , é claro , à hóstia , o pão que é consumido como parte do ritual cristão . A hóstia é feita de trigo , porém é também feita do arquétipo , do corpo de Cristo , de espírito , de algo mais do que o trigo .
Usando o mesmo sentido figurado , posso afirmar que a imaginação ativa é 'mais do que real' . Não só real no sentido de que tem significado prático e concreto na nossa vida física , mas também porque nos une a um mundo de forças que são suprapessoais e transcendentais (...) Ela nos afeta em níveis de realidades do nosso âmago , mais profundamente do que qualquer acontecimento de nossa vida diária ."

Inner Work - Robert A. Jhonson .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...